terça-feira, 19 de maio de 2009

A verdadeira inovação nasce de ideias simples

O escorredor de arroz é bom exemplo de inovação feita a partir de idéia simples

Inovação é resultado de ideias simples, baratas e eficientes. Um exemplo? O escorredor de arroz foi inventado no final da década de 50 por uma dona de casa brasileira, que decidiu juntar uma bacia a uma peneira de plástico. O objeto impede que os grãos caiam na pia quando a água usada para lavar o alimento é jogada fora. Rapidamente, o utensílio passou a ser comercializado e tornou-se fonte de renda da criadora. Para ajudar os empresários a apostar em iniciativas rentáveis como essa, o Sebrae criou o Faça Diferente, uma rede de conhecimento do SEBRAE pelo rádio, Internet e telefone.

Os 120 programas de rádio relatam histórias de empresas inovadoras que lançaram produtos e serviços de sucesso ou elaboraram planejamentos eficazes de marketing e gestão. Os empresários entrevistados sabiam que estratégias complexas dificultariam e atrasariam o sucesso da empreitada. Decidiram, portanto, investir em propostas de fácil aplicação e baixo custo. O Sebrae acredita que o conhecimento é o motor da inovação. Por isso, as trajetórias de empresas inovadoras são informações valiosas para você, empresário, que gostaria de inovar nos negócios, mas não sabe por onde começar.

Layout
Outro exemplo de inovação simples pode ser observado em uma pequena confecção de camisetas. Se as costureiras precisam ir até o outro canto da sala para buscar os tecidos, a produção é lenta. O problema pode ser facilmente resolvido com a transferência das funcionárias para um local onde possam ter imediato acesso aos panos e outras matérias-primas. O custo da reorganização do espaço físico da empresa é praticamente zero, mas o ganho em agilidade e volume de produção é garantido.

Esse caso também prova que não é preciso ter uma empresa de grande porte para inovar. Aliás, as inovações nascem geralmente em pequenas empresas, que são mais flexíveis e se adaptam facilmente a mudanças. Depois que a ideia dá resultado positivo, os donos de grandes empreendimentos tendem a copiar as iniciativas dos proprietários de pequenos negócios. O fundamental é que a inovação traga ganhos para o empreendedor, seja na redução de custos, na conquista de novos clientes ou na ampliação do número de produtos e serviços oferecidos.

Inovação traz riscos. Por isso, você deve estar sempre em sintonia com as necessidades do mercado. A melhor maneira de inovar é melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. É essencial que os empreendedores estejam sempre atentos aos ramos em que o cliente é mal atendido ou simplesmente nem é atendido. Essa demanda não satisfeita é um convite à inovação. Isso pode ser verificado na criação do escorredor de arroz, que surgiu para suprir uma falha do mercado, que não tinha um produto similar para oferecer.

Se você é um empreendedor que busca informações no mercado sobre seus clientes e sobre o produto que comercializa, não tenha medo de inovar. Uma pesquisa realizada em 2004 e 2005 pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) revelou que as empresas inovadoras crescem um terço a mais em relação às concorrentes. Os salários pagos aos funcionários de empreendimentos inovadores também são maiores se comparados aos valores que ganham os trabalhadores de empresas acomodadas.

Movimento Faça Diferente
Por meio da rádio e a Internet, o Sebrae pretende difundir a cultura da inovação para ajudar você, empreendedor, a posicionar sua pequena ou micro empresa de maneira diferenciada no mercado. Diante da concorrência cada vez mais acirrada, o empresário que não inova dificilmente conquistará novos clientes ou mesmo conseguirá manter a clientela antiga. Quer saber mais sobre esta idéia? Clique aqui.

Inovar parece ser difícil, porém a inovação está mais presente no cotidiano do que muitos possam acreditar. Se uma dona de casa, que não é empresária nem desenhista industrial, pode perceber a necessidade de um novo produto no mercado e cria o escorredor de arroz, não será muito difícil para você inovar em um negócio que já conhece bem. Basta apurar os sentidos, estimular a criatividade e ousar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário