sexta-feira, 22 de maio de 2009

FINEP divulga Décima Chamada Pública de Fundos Inovar.

Fonte: FINEP

A FINEP divulgou a 10ª Chamada Pública de Fundos Inovar, fixando em 10 de junho o prazo máximo para que gestores e administradores de fundos de Venture Capital (capital empreendedor) e Private Equity apresentem propostas de capitalização.

De acordo com o edital da chamada, estão aptas a pleitearem investimentos, empresas que exerçam ou pretendam exercer as funções de administrador e/ou gestão do fundo, com autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), para prestar serviços de Administração de Carteira de Valores Mobiliários. O resultado da pré-qualificação do processo será divulgado a partir do dia 16 de junho. Uma semana depois – entre os dias 22 e 26 de junho – os aprovados na primeira etapa deverão se submeter à avaliação da banca do programa.


O parecer final deve sair a partir do dia 13 de julho. A proposta de capitalização, que deve ser enviada através do e-mail incubadoradefundos@finep.gov.br, deve apresentar o seguinte conteúdo: foco do fundo em relação ao perfil de empresas, investimento máximo e mínimo do fundo por setor e por empresa, prazo de duração do fundo, e número de empresas a serem investidas. Segundo Janaina Prevot, chefe do Departamento de Investimentos em Fundos da FINEP, a idéia é continuar investindo no chamado Venture Capital, ou capital empreendedor.

Ela assinala ainda que a participação dos fundos de Venture capital e Private equity tem contribuído de forma decisiva, nos últimos anos, para o crescimento de companhias brasileiras.

“Elas desenvolvem sua governança corporativa, aumentando a competitividade”, diz a executiva. O INOVAR, que completou 9 anos neste mês de maio, é uma ação estratégica da FINEP com o objetivo de promover o desenvolvimento das pequenas e médias empresas de base tecnológica, através do desenvolvimento de instrumentos para o seu financiamento.

De 2008 até 2010, a agência vai destinar R$ 330 milhões para cerca de 25 fundos de investimento nas três modalidades abarcadas pelo projeto que, além do Venture Capital e Private Equity, também inclui o Capital Semente (seed money), voltado para empreendimentos nascentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário