segunda-feira, 25 de maio de 2009

Planejamento Estratégico EUREKA - 2° Parte

A iniciativa foi um sucesso. Nesse final de semana definimos as responsabilidades e atribuições de cada sócio, nossa estratégia de atuação, realizamos a análise ambiental interna, com pontos fortes e fracos, e análise ambiente externa, com oportunidades e ameaças Na conclusão dos trabalhos foi criado o plano de ação e uma EAP (Estrutura Analítica de Projetos) da primeira fase do projeto.

O planejamento é muito importante para o projeto porque permite fixar as grandes orientações para que as empresas possam modificar, melhorar ou fortalecer a sua posição face à concorrência. É uma ferramenta de apoio à gestão com vista ao desenvolvimento futuro da empresa, especificando a forma e os timings de execução.

Para que o planeamento estratégico de sucesso seja uma realidade na empresa, será necessário cumprir determinados pressupostos:

* Todos deverão estar envolvidos e ser detentores de uma visão global do planejamento estratégico.
* Todos deverão estar motivados e entender o seu papel no planejamento estratégico.
* Cada um deverá entender o seu papel no planejamento estratégico.
* Todos deverão entender os conceitos envolvidos no planejamento estratégico.


Dentro deste trabalho foi possível realizar a análise SWOT, que é uma poderosa ferramenta, e deverá ser realizada ao menos uma vez por ano, durante o planejamento estratégico de marketing ou apenas planejamento estratégico A sigla SWOT, vem das iniciais das palavras inglesas Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), pois estes são justamente os pontos a serem analisados.

Em breve irei colocar o perfil dos sócios e novidades sobre o premio Extra SEBRAE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário