sexta-feira, 15 de maio de 2009

Dicas para apresentar sua empresa aos fundos de Venture Capital

dinheiro

Uma pergunta que sempre vem à cabeça dos empreendedores quando pensam em crescer é: de onde tirar dinheiro? Uma opção muito interessante a se considerar são os investimentos de Fundos de Venture Capital.

Para facilitar o acesso às informações dos fundos disponíveis no mercado, a Endeavor criou o Guia de Fundos de Venture Capital e Private Equity. No entanto, antes de iniciar o trabalho de “road show” para os fundos escolhidos, trabalhe bem os pontos a seguir para apresentar a sua empresa com mais confiança:

1) Time: O fundo de Venture Capital quer ver com quem está lidando, quem será responsável por alcançar os resultados planejados. Mostre qual será o time envolvido na operação e qual o diferencial desde o início da apresentação, denotando confiança na força da equipe.
2) Mercado: Para investir, o fundo deve saber qual o tamanho do mercado e qual a pretensão de market share da empresa. Não superestime o market share. Dentro de um mercado específico, o empreendedor não poderá ter mais de 80% do mercado por razões até mesmo regulatórias. Portanto, seja ambicioso, porém razoável, dentro de suas estimativas.
3) Produto ou serviço: Explique o produto ou serviço da empresa sem se ater demais a detalhes técnicos. Procure destacar o diferencial do produto no mercado.
4) Competição: Mostre o mercado como um todo e não só os dois principais concorrentes. Mostre porque a empresa tem a estratégia vencedora e explique as estratégias de defesa perante os competidores.
5) Governança Corporativa: Uma coisa certamente necessária para o investimento de um fundo será a construção de um Conselho independente. Assim, se você busca um investimento, nada melhor que já formar seu Conselho para denotar maior profissionalismo.
6) Plano Financeiro: Seja
Justificar minucioso com os números apresentados em seu plano financeiro. Saiba dados e indicadores e fundamente-os. Prove o valor da sua empresa de forma racional e não apenas emocional.

Mais que tudo isso, tenha em mente que ter um investidor é como casar. Assim, construa um relacionamento, tenha certeza do que o fundo poderá agregar à sua empresa e questione-o dos seus investimentos passados. Além disso, garanta que ele esteja comprometido a lhe ajudar a alcançar os planos e desenhe incentivos alinhados para isso. Assim, certamente sua empresa será atrativa para muitos fundos e alcançará o crescimento almejado!

Este post foi escrito por Renata Chilvarquer da área de Serviços a Empreendedores do Instituto Empreender Endeavor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário