segunda-feira, 11 de maio de 2009

Inovação é antídoto contra crise, sugere consultor na Bahia

Para Hélio Gomes de Carvalho, ao inovar, o empresário passa a ficar atento ao mercado, introduzindo uma nova maneira de fazer a gestão

Workshop de inovação reuniu 120 empresários em Salvador nesta quarta-feira (6)
Salvador - A crise econômica mundial representa uma oportunidade para o empresário usar a inovação como alternativa para descobrir novos mercados. A afirmação é do consultor de Hélio Gomes de Carvalho, palestrante do I Workshop de Inovação, realizado em Salvador, nesta quarta-feira (6).

O evento, que contou com a participação de cerca de 120 empresários, faz parte da campanha Faça Diferente, lançada no dia 15 de abril pelo Sebrae Nacional em parceria com a Anpei (Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras). Na Bahia, já foram realizados oito workshops nas cidades de Teixeira de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Ilhéus, Vitória da Conquista, Itiúba, Barreiras, Seabra, Feira de Santana, com mais de 1.300 empresários beneficiados.

De acordo com o consultor Hélio Gomes, o empresário, ao inovar, passa a ficar atento ao mercado para colocar produtos novos, com valores agregados, com um diferencial ao consumidor ou introduzindo uma nova maneira de fazer a gestão, o marketing, os serviços e processos.

Na abertura do workshop, o diretor operacional do Sebrae na Bahia, Paulo Manso Cabral, disse que a inovação deve ser feita não apenas para lucrar mas também para sobreviver e permanecer no mercado. Inovar é o grande antídoto para driblar a crise. Queremos incentivar a cultura da inovação junto aos empresários e mostrar a eles que a única possibilidade de sobrevivência das micro e pequenas empresas é fazer a inovação permanentemente, ressalta Paulo Manso Cabral.

A coordenadora da Unidade de Inovação e Acesso à Tecnologia do Sebrae/BA, Márcia Suêde Motta, explica que o workshop sensibiliza as empresas para a importância do tema e para que elas percebam que inovação está ao alcance das micro e pequenas empresas.


Já os empresários Luís Cláudio da Matta Costa, da empresa Promoter Quality, Assessoria e Consultoria em Qualidade de Vida, e Eduardo Souza Teixeira da Rocha, da Bios Saúde, Clinica de Reabilitação, mostraram aos participantes que, com atitudes simples, é possível inovar e fazer o diferencial para atrair novos clientes.

Luís Cláudio da Matta inovou ao oferecer uma solução para o problema da falta de tempo que a maioria das pessoas têm para praticar uma atividade física. O empresário monta academias em condomínios e agora investe em ginástica laboral nas empresas. Como profissional de educação física busquei um diferencial e planejei em cima disso. É importante o empresário acreditar em seu sonho e arriscar para realizá-lo, sem esquecer do planejamento, destaca Luis Claudio.


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