sexta-feira, 8 de maio de 2009

O novo gênio da web



por Rafael Barifouse

David Karp já trabalhava aos 14. Aos 22, criou o Tumblr e entrou para a galeria dos jovens talentos da internet

David Karp sempre foi um garoto fora da curva. Isso ficou claro aos 14 anos, quando passou um verão como assistente de tecnologia no estúdio de Fred Seibert, ex-presidente do Hanna Barbera. Logo conquistou a reputação de ter um sexto sentido para o que funciona na internet. Por meio de Seibert, entrou em contato com os fundadores do UrbanBaby.com, um fórum de discussão para mães de Nova York, onde começou a trabalhar como free-lancer. Mas foi logo contratado como diretor de tecnologia.

Karp saiu da escola e passou a ter aulas particulares com a mãe, em seu apartamento no Upper West Side de Manhattan. Nessa época, foi morar durante cinco meses em Tóquio, por conta própria, para conhecer engenheiros. Só após três meses de troca de e-mails com os chefes, em horários estranhos, foi que eles descobriram que Karp não estava em Nova York. “Também foi aí que souberam que eu tinha 17 anos”, disse, ao contar sua trajetória.

Karp é o fundador do Tumblr, a nova sensação da cena tecnológica. Trata-se de uma plataforma online gratuita para publicação de textos e links. Diferentemente do microblogging Twitter, com suas mensagens textuais de até 140 caracteres, o Tumblr permite textos mais longos, além de fotos e vídeos. Também republica automaticamente conteúdos de outros serviços, como Flickr, YouTube e Del.icio.us.

A ideia do Tumblr surgiu quando Karp descobriu o tumbleblog, uma forma reduzida de blog com posts de até uma frase. “Queria ter uma identidade online. Já tive blogs, mas escrever não era meu forte”, diz Karp. “Esperei um ano e meio e aí vi que ninguém iria fazer.” Aos 19 anos, Karp ganhou um bom dinheiro com a venda de suas ações do UrbanBaby para a CNET Networks e abriu uma consultoria. Levou três semanas para montar o Tumblr e ganhou 30 mil usuários da noite para o dia. Karp resolveu, então, fazer do Tumblr um negócio. A empreitada era original, mas o talento do garoto foi decisivo para a aposta de US$ 5,25 milhões dos fundos Spark Capital e Union Ventures, em duas rodadas de investimento. “David é uma rara combinação de alguém com uma visão instintiva da internet, profundo conhecimento técnico e criatividade”, diz Bijan Sabet, do Spark.

Hoje, aos 22 anos, Karp faz parte do grupo de jovens empreendedores brilhantes da era digital. Sua empresa representa uma nova leva de empreendimentos que vêm surgindo em Manhattan. “A propaganda está aqui, o dinheiro também. Pessoas criativas acabam vindo para cá”, afirma Eli Noam, professor da Columbia Business School.

Passado um ano e meio, o Tumblr tem 500 mil usuários. Como as páginas podem ser vistas por não membros, registra 15 milhões de visitantes únicos ao mês. A equipe inicial – Karp e o programador Marco Arment – cresceu para sete pessoas. Um dos recém-chegados é John Maloney, seu ex-chefe no UrbanBaby e atual presidente do Tumblr. O time permanece enxuto por vontade de Karp. “Não gosto da ideia de ser a próxima grande corporação de tecnologia. Elas perdem agilidade e foco.” O desafio de Karp agora é faturar. “Não quero vender. Prefiro criar algo em que ainda trabalharei nos próximos 15 anos”, afirma.


Fonte: Época Negócios


Nenhum comentário:

Postar um comentário