terça-feira, 19 de maio de 2009

Crise e Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas: o desafio de aprender e de agarrar

A capacitação à distância pode ser uma solução para que centenas de milhares, ou mesmo milhões de microempresas e empresas de pequeno porte aprendam a fazer o seu planejamento estratégico para facilitar a identificação e conquista de algumas das oportunidades que a atual crise econômica oferece. Essa modalidade de ensino poderá compatibilizar a diversidade de capacidades produtiva e gerencial das empresas às operações em nichos de mercados diferenciados e às insuficiências de infraestrutura para atender esses empreendedores, presencialmente, no curto prazo e em uma escala de tantos zeros.

Toda crise oferece oportunidades, mas envolve duas questões. A primeira é que nos momentos de euforia econômica elas são muitas e são para todos, enquanto nos períodos de crise elas são poucas e apenas para alguns. Portanto, resta aos pequenos negócios saber identificar onde estão essas oportunidades e como elas poderão ser conquistadas. A segunda questão é que poucas dessas empresas desse porte têm suficiência de conhecimento e de recursos financeiros para desenvolver ou contratar os mecanismos e os instrumentos necessários para a realização de uma aprendizagem sobre planejamento estratégico.

Ter um planejamento estratégico é importante porque as lições do passado perderam eficácia. É preciso aprender o novo Brasil. O país não é o mesmo das décadas passadas da crise do petróleo, da proteção de mercados, dos ganhos financeiros fáceis e de serviços sem qualidade para uma renda concentrada. O país mudou. A democracia ampliou oportunidades, a estabilidade monetária devolveu os recursos à produção de bens e serviços, o mercado se consolidou livre e concorrencial, os acessos ganharam equidade, o mundo entrou porta a dentro do mercado doméstico, a demanda se tornou mais exigente e parte do dinheiro trocou de mãos, caminhando pelo alfabeto das classes econômicas de A e B para C, D e E. Tudo é novo e desconhecido.

A capacitação empresarial à distância, com foco no planejamento estratégico, é um bom caminho para conhecer esse mundo novo com rapidez e em larga escala, para facilitar a construção de uma solução simples que não perca a eficiência e amplitude. A internet é um forte aliado. Esse é o desafio para a construção de uma semana de capacitação à distância para centenas de milhares de empreendedores aprenderem a identificar e agarrar as oportunidades da crise.
_______________________________________
Sobre o autor: José de Moraes Falcão é economista. Visite o blog do autor, http://www.josedemoraesfalcao.com
Este artigo é de inteira responsabilidade do seu autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Sebrae/RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário