segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Universitários ajudarão empresários a crescerem e inovarem

Estudantes de graduação ou de cursos superior técnico buscarão soluções para o desenvolvimento tecnológico e aumento da produtividade de empresas. Isso será possível por meio do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas – Bolsas Bitec 2009.

A iniciativa é resultado de parceria do Sebrae/SP, da Federação das Indústrias do Estado (Fiesp), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Sebrae Nacional e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo é transferir conhecimentos gerados nas instituições de ensino superior para o setor produtivo.

Os universitários farão pesquisas acadêmicas a partir de necessidades identificadas nas micro e pequenas empresas participantes do programa. Os alunos serão orientados por um professor na busca por soluções para os empresários.

Durante seis meses, os bolsistas farão levantamentos, diagnósticos, mapeamento e testes. Também confeccionarão ou aperfeiçoarão protótipos e softwares e elaborarão projetos, relatórios, cartilhas e manuais que concretizem os objetivos do plano de trabalho proposto. Os professores ainda montarão os planos de trabalho com os empresários.

“O programa possibilita a aproximação entre o conhecimento gerado na academia e a demanda tecnológica das empresas, incentivando a interação entre esses dois mundos no cotidiano empresarial. Por meio da pesquisa e da experimentação, as pequenas empresas têm condições de ousar e inovar”, explica o consultor do Sebrae/SP Paulo Sérgio Franzosi.

Serão oferecidas 600 bolsas por edição em todo o País. O prazo de inscrição vai até 2 de março de 2009. Podem participar do programa estudantes regularmente matriculados; professores universitários orientadores, vinculados aos mesmos departamentos dos estudantes selecionados; micro e pequenas empresas dos setores da indústria, do comércio ou de serviços inseridas em Arranjos Produtivos Locais (APL); associações, sindicatos ou cooperativas que representem pequenas empresas; e empresas incubadas de base tecnológica.

Cada estudante receberá R$ 300 mensais. As empresas que tiverem os projetos contemplados passam a ser parceiras do programa e comprometem-se a oferecer R$ 50 mensais, que serão aplicados na orientação didático-pedagógica realizada pelo professor orientador. Cada empresa poderá beneficiar-se de apenas um projeto por edição.

As empresas interessadas deverão desenvolver seus projetos dentro dos seguintes temas: Inovação, Gestão, Tecnologia e Empreendedorismo por um período de seis meses, de acordo com o Plano de Trabalho a ser estabelecido entre as partes.

Mais informações:
http://www.sebraesp.com.br/melhorando_empresa/inovacao_tecnologia/bitec

Com informações do Sebrae/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário