segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

101 inovações brasileiras

Livro evita a fria compilação de estatísticas e apresenta de forma didática e organizada as principais inovações ocorridas no Brasil. Saiba mais sobre o lançamento desta nova publicação do autor Gustavo Zevallos.

“É um livro de consulta que tem por objetivo contribuir para que o Brasil compreenda e utilize melhor seu potencial e sua força inovadora, o que resultaria no aumento da própria competitividade na economia global”, explica o autor Gustavo Zevallos, líder da prática de inovação do Monitor Group na América Latina.

A publicação, com 228 páginas, enfoca, sobretudo, a riqueza criativa e o processo de elaboração das inovações surgidas no país, evitando a fria compilação de estatísticas. A própria apresentação dos casos tem formato inovador, que facilita a compreensão e o acesso aos dados técnicos. Desse modo, pode-se escolher a ordem de leitura e os temas que ganharão uma análise mais atenta. O livro, aliás, não se propõe a esgotar o assunto inovação nem apresentar um ranking, mas pode – e deve – ser usado nas seguintes ocasiões:

- como fonte de inspiração para a criação de idéias e desenvolvimento de novos produtos;

- como catalisador para workshops sobre inovação;

- como conteúdo para programas de liderança novos ou já existentes;

- como base para estudos de caso e discussões para programas de treinamento sobre inovação.

Um conceito fundamental apresentado em "101 inovações brasileiras" é o das "alavancas de inovação", ou seja, as modificações em dez aspectos da atividade empresarial que podem levar a importantes saltos de performance. São estas: produtos, tecnologias, processos, logística, serviços, canais, ocasião/localização, marca (branding), redes/ parceiros e modelos de negócios.

Os cases abrangem 26 setores: confecção, vestuário e acessórios; informática; serviços financeiros; eletricidade; farmacêutica e cosmética; química, saúde; telecomunicações; administração pública; alimentação; bebidas; comunicação e gráfica; máquinas e equipamentos; mineração, metalúrgica e siderurgia; petróleo e combustível; serviços; varejo; agropecuária e pesca; celulose e papel; construção; transporte; aeronáutico e aeroespacial; automotivo; educação; embalagem; água, esgoto e lixo; e eletroeletrônicos. Foram analisadas histórias de sucesso dos grandes conglomerados nacionais como Votorantim, Suzano, Petrobrás, Vale, Bradesco, entre outros, e até inovações desenvolvidas por empresas de pequeno porte (com faturamento anual inferior a R$ 5 milhões).

Livro: 101 Inovações Brasileiras
Autor: Gustavo Zevallos
Editora: IOB

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