sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Como aprender a fazer um plano de negócios???

Quando um empreendedor tem uma idéia de abrir um negócio, a primeira instrução dada por consultores ou agencias de fomento ao empreendedorismo é; elabore um plano de negócios.

Plano de negócios (do inglês Business Plan), também chamado "plano empresarial", é um documento que especifica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado.

Geralmente é escrito por empreendedores, quando há intenção de se iniciar um negócio, mas também pode ser utilizado como ferramenta de marketing interno e gestão. Pode ser uma representação do modelo de negócios a ser seguido. Reúne informações tabulares e escritas de como o negócio é ou deverá ser.

Segundo SEBRAE – “Conhecer o ramo de atividade, definir produtos e analisar o local de estabelecimento constituem algumas medidas que o empreendedor tem de levar em consideração na hora de montar o seu negócio”.

Profissionais do Ramo

Certa vez busquei profissionais habilitados para elabora um Plano de Negocio. O primeiro obstáculo que encontrei foi a dificuldade em encontrar tais profissionais e mesmo aqueles que identifiquei não tinham histórico favoráveis de recursos captados ou sucesso dos empreendimentos planejado.

O segundo obstáculo é que da conclusão da elaboração do Plano até a captação do recurso em si existe um enorme gap, podendo levar meses, anos ou não acontecer. Por isso os profissionais que trabalham nesta área exigem pagamente antes da elaboração com valores que muitas vezes não acessíveis ao empreendedor.

O que resta então???

O que resta e colocar a mão na massa, e fazer você mesmo. A necessidade e mãe de toda a criação (é mais ou menos isso).

Bom deixando o bla bla bla de lado, pesquisei na internet cursos sobre elaboração de plano de negócios, confesso que só conheço dois, que são o IPNG (SEBRAE) e o empreendedorismo do iped, mas de qualquer forma ai vai:

Empreendedorismo

http://www.iped.com.br/curso/empreendedorismo/

Curso on-line em vídeo "Plano de Negócios: Elaboração e Análise"

http://www.planodenegocios.com.br/cursospn.asp

Curso Plano de Negócios:

http://www.multirho.com.br/plano_de_negocios.asp?ID=IZ00026

Iniciando um Pequeno Grande Negócio (Grátis)

http://ipgn.iea.com.br/

Como fazer um Plano de Negócios (Grátis)

Entenda o propósito de se fazer um Plano de Negócios (PDF)
Descrição completa sobre cada item de um Plano de Negócios (PDF)
Formulário passo-a-passo para a construção de um Plano de Negócios (Word)
Roteiro sobre a elaboração de um Plano de Negócios (PDF)
Como elaborar um Plano de Negócios (PDF)
Como elaborar um Plano de Marketing (PDF)
Como elaborar uma Pesquisa de Mercado (PDF)
Como elaborar Controles Financeiros (PDF)

Plano de Negócio: O que é e para que serve? (Grátis)

http://www.starta.com.br/#curso_pnoquee

Empreendedorismo

http://educacao.empreendedorismo.com.br/


Cursos no You Tube

É um programa com casos de sucesso e avaliações de consultores que contém 104 programas de 25 minutos cada um. Com a participação de consultores especializados e empreendedores, aborda questões do dia-a-dia do mundo dos negócios, a exemplo de planejamento, marketing, finanças, atendimento ao cliente e fluxo de caixa. Mostra vídeos sobre casos e oferece valiosas dicas para o sucesso nos empreendimentos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário