quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Estudo de Caso

Identificação de demanda para um software educacional

Melissa acaba de criar uma pequena empresa de softwares educacionais. Ela pretende, juntamente com sua equipe, criar um programa de computador para ser comercializado em CD-ROM, com aulas e exercícios preparatórios para o vestibular. Porém, antes de investir no desenvolvimento desse produto, ela pretende saber se existe interesse por parte dos clientes em potencial.

Os profissionais da empresa de Melissa reuniram-se e estabeleceram como parâmetro de segmentação demográfica que a população a ser pesquisada é formada por jovens entre 15 e 20 anos, que estejam cursando o Ensino Médio em colégios particulares ou, já tendo concluído o Ensino Médio, estejam estudando em cursinhos preparatórios para o vestibular, cujas famílias pertençam às classes A ou B e possuam computador.

A partir da segmentação demográfica definida sentiram a necessidade de conseguir o nome e telefone de todos os alunos que cursavam o Ensino Médio nas escolas particulares ou faziam cursos pré-vestibulares, tanto na cidade quanto nos dois municípios vizinhos. Caso conseguissem isso, bastaria selecionar sistematicamente uma amostra que pudesse representar o total de alunos nas condições estabelecidas.

Foram até as Secretarias de Educação dos municípios, onde foi possível conseguir uma listagem dos 2.763 alunos da rede privada, que cursavam o Ensino Médio. Entretanto, os alunos matriculados em cursinhos pré-vestibulares não constavam dos arquivos da Secretaria.

Os cursinhos não aceitaram entregar a lista dos alunos.Nesse caso, seria preciso levantar o número de alunos que apresentavam o perfil definido.

Pela conversa que tiveram com os diretores, estimaram que o número de alunos que freqüentava cursinhos pré-vestibulares e apresentavam os padrões socioeconômicos definidos era de: 76 alunos no cursinho A, 187 alunos no cursinho B e 259 alunos no cursinho C. Assim, considerando que o total de alunos estudantes dos cursinhos era de 522, calcularam a proporção de alunos com que cada um deles integrava o total: 15% de alunos do cursinho A, 36% de B e 49% de C.

Tendo feito isso, era preciso selecionar a amostra, pois não seria preciso consultar todos os 522 alunos para definir a viabilidade de desenvolvimento do produto. Bastaria encontrar um número de alunos cujas respostas expressassem a percepção da maior parte deles.

Sendo assim, consultaram a Tabela Determinante do Tamanho da Amostra, pela qual, considerando um erro amostral de 5% e uma certa homogeneidade entre os entrevistados ("split" 80/20), foi possível constatar que, do total dos 522 estudantes dos cursinhos, seria preciso entrevistar 165 estudantes.

Como isso foi feito:

Como a população encontrada foi 522 alunos, observaram na tabela um número para tamanho da população aproximada e optaram por 500, pois o próximo era muito maior (750).

Na linha onde estava escrito 500 prosseguiram horizontalmente até encontrar a coluna cujo erro amostral é de 5% e o "Split" é 80/20, encontrando o número 165, que indica o número de alunos de cursinho que precisam ser entrevistados. Este valor está destacado em amarelo .

Tamanho da amostra para nível de confiança de 95%

Erro Amostral

Erro Amostral

Erro Amostral

+/- 3%

+/- 5%

+/- 10%

Tamanho da

Split

Split

Split

Split

Split

Split

População

50/50

80/20

50/50

80/20

50/50

80/20

100

92

87

80

71

49

38

250

203

183

152

124

70

49

500

341

289

217

165

81

55

750

441

358

254

185

85

57

1.000

516

406

278

198

88

58

2.500

748

537

333

224

93

60

5.000

880

601

357

234

94

61

10.000

964

639

370

240

95

61

25.000

1.023

665

378

243

96

61

50.000

1.045

674

381

245

96

61

100.000

1.056

678

383

245

96

61

1.000.000

1.066

682

384

246

96

61

100.000.000

1.067

683

384

246

96

61

Dos 165 alunos de cursinhos que precisariam ser entrevistados, a proporção do número de alunos por colégio precisaria ser mantida. Assim, foram pesquisados 25 estudantes (15% de 165) do colégio A, 59 estudantes (36% de 165) do colégio B e 81 estudantes (46% de 165) do colégio C.

Para entrevistar os alunos dos cursinhos, o pessoal da empresa de Melissa precisou esperá-los na saída das aulas e, abordando-os aleatoriamente, buscaram entrevistar a quantidade estabelecida de alunos com o perfil desejado.

Para definir quais os alunos das escolas privadas deveriam ser entrevistados, utilizaram a Tabela Determinante do Tamanho da Amostra. Considerando que a população definida era de 2.763 alunos, entraram na tabela com o valor 2500, que era o mais aproximado, considerando um erro amostral de +/- 5% e um "split" de 80/20. O resultado apontou ser necessário uma amostra de 224 pessoas (Destacado em verde na tabela).

Dividiram a população total das escolas privadas (2.763 alunos) pela amostra estabelecida pela Tabela (224 alunos), o que resultou em 12,33. Isso equivale dizer que, para cada 12 alunos seria preciso pesquisar 1. Sendo assim, foi identificado aleatoriamente um dos primeiros alunos das listas de alunos emitidas pela Secretaria e, posteriormente, retirado um nome a cada doze nomes, até ter passado por toda a lista. Cada um desses alunos respondeu a uma entrevista por telefone. Isso permitiu encontrar um parecer sobre o produto que representava a percepção de toda a população. Ou seja, o parecer desse grupo de alunos indicaria se há ou não interesse em adquirir o CD-ROM por todo o conjunto de alunos com o perfil definido.

Tendo aplicado um breve questionário com as perguntas básicas, Melissa pôde identificar o real interesse dos alunos em adquirir seu produto. Cada um dos integrantes da empresa colaborou na aplicação das entrevistas, umas por telefone outras na porta das escolas. Ao final de duas semanas tinha todos os dados que, depois de trabalhados, identificavam um alto interesse pelo produto.

A partir dessa experiência, Melissa e seus companheiros ficaram muito mais confiantes para investir recursos no desenvolvimento do software educacional de sua empresa.

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