segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Passo-a-passo para obtenção de Capital de Risco

Se você tem uma boa idéia ou um negócio formatado, você é um potencial tomador de Capital de Risco junto as empresas e instituições de Venture Capital. No entanto, existem alguns passos que você precisa seguir para obter o investimento. Em primeiro lugar, é necessária a viabilizar a sua idéia. Segundo, levar em consideração a existência de alguns pontos estratégicos que serão analisados pelas SCR antes de promover o investimento, como:

Análise do atual estágio do negócio
Aqui é feita uma profunda análise do projeto, sendo fundamental que este esteja além do Plano de Negócio.
Análise Risco/Benefício
Durante a negociação, será avaliada remuneração do capital em relação ao risco.
Padrão de comparação
Nesta etapa, é feita uma comparação, entre o projeto e outro similar em outra parte do mundo, avaliando-se com mais segurança a possível evolução do negócio, tal como foi feita a realização do lucro no negócio que serviu de modelo.
Análise do perfil do empreendedor
Etapa na qual é feita a avaliação das características pessoais do requerente, juntamente com o projeto. Veja aqui se você é empreendedor ou se preferir analise o seu perfil empreendedor - Ger@SAPE
Análise da experiência profissional
Se o pretendente não comprovar experiência no setor em que pretende montar o negócio, dificilmente conseguirá convencer os investidores.
Análise do comprometimento
É analisado o envolvimento total do empreendedor com o negócio.
Análise do foco do negócio
O direcionamento do negócio é importante. É preciso ter um produto ou serviço que seja responsável pela maioria da receita. Além disso, para a empresa pequena é fundamental atuar em nichos de mercado onde ela possa se destacar
Análise dos sócios e das alianças
Etapa em que se analisa a credibilidade no mercado dos parceiros que possam ajudar a alavancar e acelerar o empreendimento
Analise da competição
É analisado o grau de competição no segmento a ser atendido, verificando se existem barreiras de entradas, calculando as dificuldades frente a existência de eventuais competidores.

O seu próximo passo será a elaboração do Plano de Negócio. Mas, é importante lembrar que a competição pelo dinheiro dos investidores é grande, logo, não é o bastante possuir uma boa idéia, mas sim estar realmente preparado e apto a convencer os investidores que você e o seu empreendimento são um bom investimento de risco. Preparação significa muita leitura e, se possível, fazer cursos relacionados a Internet, comércio eletrônico e negócios, além de muita pesquisa sobre o mercado e o setor no qual pretende-se atuar. Isso sem falar, evidentemente na elaboração de um Plano de Negócio, peça fundamental, na medida em que este será o seu principal canal de comunicação com os investidores.
Uma vez convencido da viabilidade, conhecedor do assunto e com um bom Plano de Negócio, ai sim é o momento de enviá-lo aos investidores. O Plano de Negócio é um instrumento essencial para conseguir os meios financeiros necessários à concretização dos projetos. É ele que vende a empresa aos investidores e deve convencê-los que o investimento na empresa será uma excelente oportunidade de obter um excelente retorno. Deve ser encarado como um documento essencial para efetuar uma avaliação do mercado e da concorrência; para avaliar os pontos fortes e as fraquezas do seu negócio; para identificar os fatores críticos de sucesso e os passos que a empresa deve empreender para atingir um crescimento lucrativo.
Após a elaboração de seu Plano de Negócio, você já está apto a iniciar a busca por empresas e instituições que possam investir no seu projeto.

Clique aqui para ver o conteúdo de Empresa de Participação e Incubadoras

* Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia, Site Venture Capital, Gesventure (Portugal) e BNDES

Nenhum comentário:

Postar um comentário