sábado, 14 de fevereiro de 2009

Porque o mundo precisa de sustentabilidade. Quer que desenhe?

13 de Janeiro de 2009 às 20:03 Felipe Matos |


Acabei de assistir um vídeo muito bem bolado e que faz pensar. Chama-se “A História das Coisas” (The Story of Stuff, em inglês). Ele foi feito pela especialista em sustentabilidade norte-americana Annie Leonard e fala de maneira lúdica, simples e bem didática do colapso do planeta pela via do atual sistema de consumo.

Annie fala de cada elo da cadeia do nosso sistema de produção: extração, produção, distribuição, consumo e descarte. Todo processo é desenhado, literalmente, num contraste entre a forma simples e lúdica com uma mensagem complexa e nem um pouco divertida.

Particularmente fiquei transtornado com o fato de para cada 1kg de lixo que nós consumidores geramos, 70 Kg são gerados nos elos anteriores da cadeia de produção. É por isso que a reciclagem do lixo doméstico está muito, muito longe de ser uma solução definitiva ou para o problema.



É por isso que é tão importante o tema da sustentabilidade, em todos os níveis. E para ser sustentáveis, precisamos mudar o sistema e as tecnologias em que ele se baseia. Precisamos inovar. INOVAÇÃO é uma das chaves para resolvermos esta equação.

Uma pergunta óbvia que me veio à cabeça depois de assistir a um vídeo assim é o que podemos fazer para mudar a situação. Pensei logo em algumas iniciativas do Instituto Inovação a respeito e tive algumas idéias em mais coisas que poderíamos fazer.

Várias das empresas do grupo Instituto Inovação se dedicam a inovações sustentáveis, ou que contribuem para a economia de recursos naturais, como a Verti Ecotecnologias, que desenvolve novas tecnologias para a solução de problemas ambientais industriais; a Ecovec, que economiza recursos e inseticidas ao proporcionar o monitoramento inteligente do mosquito da dengue; a Rizoflora, que cria biocontroladores naturais para pragas agrícolas, que substituem agrotóxicos, entre outras.

Além disso, o Instituto Inovação presta serviços para empresas na busca de tecnologias que podem contribuir para a sustentabilidade de seus processos produtivos. A maioria destas buscas é confidencial, mas um bom exemplo público foi o mapeamento de tecnologias na área de energias alternativas e renováveis que fizemos para a Petrobras.

Vale dizer também que estabelecemos como visão de longo prazo “ser sustentáveis em todas as dimensões”, incluindo aí as dimensões humana, social e ambiental, além da econômica. É bom pensar que estamos trabalhando para melhorar esse problema. E importante que continuamos
pensando em como poder fazer muito mais. E sim, nós podemos! (E espero que o Obama também possa!)

O video



Nenhum comentário:

Postar um comentário