terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Sofisticação e realismo valorizam Desafio Sebrae 2009

Jogo destinado aos universitários terá ambiente virtual em três dimensões

Regina Mamede
Um ambiente virtual com imagens realistas e do ponto de vista do jogador. Esta é uma das novidades da edição Desafio Sebrae 2009. O modelo foi apresentado aos coordenadores do jogo do Sebrae Nacional e a representantes das cinco regiões das unidades estaduais do Sebrae pelos técnicos do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ). A apresentação aconteceu na sexta-feira (6).

Para administrar uma fábrica de brinquedos artesanais, tema deste ano, os participantes vão dispor de sete áreas: Recepção, Desenvolvimento de Produtos, Gestão de Produção, Recursos Humanos, Design, Sala de Reunião da Diretoria e Oficina. Todos os ambientes foram criados de forma a dar a sensação de mergulhar no universo lúdico, a mesma dos jogos sofisticados em que o jogador atua sem distanciamento. Mesas personalizadas de acordo com o perfil do profissional, brinquedos espalhados pelas mesas, blocos de anotação, plantas e outros detalhes reforçam essa impressão.

"O ambiente é realista e instigante. Dá ao jogador a oportunidade de trabalhar muito próximo da realidade", avalia uma das coordenadoras do Desafio pelo Sebrae Nacional Carla Virgínia Rosal Lima Costa, da Unidade de Atendimento Individual. "A plataforma é muito mais sofisticada e representa um passo importante para a modernização. Os vídeos com notícias, por exemplo, que ajudam os jogadores a tomar decisões, poderão ser atualizados a cada rodada. Esta é apenas uma das oportunidades que se abrem para o futuro", completa Maurício Guedes, da Coppe.

Na reunião, os representantes do Sebrae das cinco regiões participaram pela primeira vez das discussões sobre as regras do jogo. Várias sugestões foram incorporadas para aprimorar ainda mais o Desafio Sebrae. "Quem executa e quem faz acontecer são os coordenadores estaduais. Por isso, é tão importante a participação deles", afirma o também coordenador Marcus Vinícius Lopes Bezerra, do Sebrae.

Na reunião, os participantes também conheceram a campanha de divulgação que terá como mote: Dê o primeiro passo para construir sua história. As inscrições para o Desafio Sebrae acontecem entre os dias 24 de março e 13 de maio pela internet. Outra novidade é que, ao contrário dos kits que eram enviados pelo correio, o jogo poderá ser baixado pela web e os participantes ainda poderão conversar entre si pelo chat.

Para ajudar a disseminar a cultura empreendedora, o Sebrae prepara ainda este ano um projeto-piloto que deverá ser realizado em Brasília, envolvendo alunos do ensino médio.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias - (61) 3348-7398 e 2107-9362
www.agenciasebrae.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário