terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O papel das instituições financeiras

Bancos públicos e privados possuem alternativas de serviços e produtos financeiros adequados ao segmento das micro e pequenas empresas.

São diversas as instituições financeiras que podem atender as micro e pequenas empresas, formais e informais. Tanto os bancos públicos quanto os privados possuem alternativas de serviços e produtos financeiros adequados ao segmento. Além disso, as Cooperativas de Crédito e as Instituições de Microcrédito tem sistematicamente aumentado o número de operações com empreendimentos de pequeno porte.



Nestas instituições financeiras existem inúmeras soluções (linhas) de crédito para empréstimos de capital de giro e para financiar projetos de investimento, com ou sem capital de giro associado.

Para saber qual a linha de crédito é mais adequada, deve-se buscar estas alternativas perante aos agentes financeiros, identificando suas características e condições. A primeira pesquisa deve ser realizada na instituição de relacionamento do cliente e se estender para outros agentes financeiros.



É função das instituições financeiras decidirem sobre a aprovação ou não da solicitação de empréstimo, bem como liberar os recursos financeiros para as microempresas e empresas de pequeno porte.



Para essa decisão, os bancos executam, pelo menos, as seguintes tarefas:



Análise do cadastro da empresa, dos sócios e dos avalistas;

Enquadramento da operação de acordo com suas soluções / linhas de crédito;

Definição das garantias sobre o financiamento e negociação com o interessado;

Análise de crédito de acordo com o projeto de viabilidade econômica e financeira;

Aprovar ou recusar o pleito do financiamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário