terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Cade o Plano de Negócios?

Pois é...... é visível que estou um pouco fora do cronograma e que dei uma desacelerada. Estou encontrando algumas dificuldade no processo de amadurecimento da idéia e na transformação em negócio. Constatei também que todo o material que existe hoje sobre elaboração de plano de negócios não atende a necessita dos empreendedores nascente. Por onde eu começo? Descrevo a empresa ou estudo o mercado? Mas para estudar o mercado tenho que definir qual será meu produto? .... e assim vai para cada resposta surgem cinco novas perguntas.

No em tanto, quando o assunto é a idéia, fico a cada dia mais animado ao notar que o assunto esta em evidencia. Na Revista época negócios deste mês (Fevereiro de 2009) tem uma matéria muito interessante onde cita o innocentive e processo de inovação aberta que esta sendo cada vez mais utilizado por grandes empresa como a IBM, Natura e Braskem, cada uma agindo a sua forma. Outra informação importante que será aproveitada no plano de negócios é que em comparação com a realidade americana, a inovação aberta enfrenta um obstáculo no Brasil: a falta de tradição em pesquisa. Há apenas três representantes brasileiras no ranking das 1,25 mil empresas globais que mais investem em pesquisa. São elas Embraer, Vale e Petrobras.

Outra informação importante e a falta de pessoas preparadas para a elaboração de plano de negócios. de acordo com o consultor Bruno Rondani o programa de subvenção economica do FINEP deixaram de aplicar 150 milhões por falta de projetos qualificados, diz; “Tecnologia e dinheiro há, faltam empreendedores com bons planos de negócios”. E por ultimo o fato do Brasil estar entre as primeiras posições na produção de trabalhos científicos, mas figurar entre os piores na produção de patente, mostrando que existem um grande marcada para o Eureka atender!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário