segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A união faz a força na economia local

Para resistir à crise financeira internacional e ao monopólio das grandes empresas, pequenos e médios estabelecimentos dos Estados Unidos e da Inglaterra estão apostando no trabalho em equipe. São campanhas que oferecem vantagens para que o consumidor utilize mais o comércio local.

Uma iniciativa da cervejaria britânica Scottish & Newcastle resolve dois problemas do país: a ineficiência do sistema de entrega dos correios e o baixo movimento registrado nos pubs. Por ano, o correio inglês falha 40 milhões de vezes na primeira tentativa de entrega, enquanto 52 pubs fecham useyourlocal8por semana devido à recessão.

A solução? O site UseYourLocal, um serviço que utiliza os tradicionais bares ingleses para receber e enviar encomendas. A parceria entre os correios e a cervejaria diminui os custos de reenvio - que estavam alto para os correios -, agiliza o processo de entrega e ainda aumenta o fluxo de pessoas e o consumo em bares locais. O funcionamento é bem simples.



Para receber uma encomenda basta:

- Cadastrar-se no site
- Escolher o pub
- Registrar o pacote
- Ao fazer a compra pela internet, colocar o endereço do bar para a entrega e um código de rastreamento fornecido pelo site
- Quando o embrulho chegar ao destino, é enviado um e-mail para que você vá buscá-lo

Para enviar uma encomenda é só:

- Cadastrar-se no site
- Escolher o pub
- Registrar o pacote
- Imprimir as etiquetas que o site fornece e colá-las no embrulho
- Colocar no correio normalmente
- Quando o embrulho chegar ao destino, é enviado um e-mail para que o destinatário vá buscá-lo no bar de destino
- Assim que a encomenda for coletada, é enviado um e-mail avisando a finalização do processo

O registro é gratuito para os clientes e os pubs pagam uma anuidade de 50 libras esterlinas (cerca de R$ 150) para fazer parte do serviço, ganhando um site próprio, um e-mail para envio de notícias e ofertas para clientes locais e um kit de ponto-de-venda para receber os pedidos.

O site deixa a seguinte mensagem: “Na UseYourLocal, realmente acreditamos que bares e clubes locais podem ser uma verdadeira força para o bem de nossos municípios, vilas e cidades, e esperamos que isto seja apenas a primeira de uma série de grandes ideias destinadas a encontrar soluções criativas para ajudar nossas comunidades locais a voltarem à vida”.

Para quem lê em inglês, vale conferir a reportagem da CNN Money “O pacote de estímulo das pessoas”, que mostra diferentes campanhas populares para o incentivo à economia local, chamadas de “Buy Local” (que significa “compre no comércio local”). O objetivo é educar os clientes sobre o poder que suas compras tem de moldar o cenário de seu comércio local.

Na cidade de Plymouth, em Michigan, Estados Unidos, existe o Projeto 3/50 (”3/50 Project”), que incentiva os moradores a escolher três lojas para gastar US$ 50 (cerca de R$ 90) por mês nelas. Em várias cidades norte-americanas existe a Semana dos Independentes (Independents Week) - normalmente no feriado da independência (4 de julho) -, quando são feitas promoções e atividades para aumentar o fluxo de pedestres no centro comercial.

A reportagem cita uma pesquisa de um instituto local para mostrar o poder de iniciativas como estas. Os dados mostram que, durante a temporada de compras das férias de inverno deste ano, as vendas dos pequenos comerciantes diminuiu 5,6% em relação ao ano passado. Mas em cidades com campanhas “Buy Local” houve queda de 3,2%.

O sucesso destas iniciativas mostra que pequenas e médias empresas podem vencer mais facilmente a crise e o mercado cada vez mais competitivo se trabalharem em conjunto. Será que os pequenos e médios empresários brasileiros não poderiam estar investindo mais nisso?

FONTE: PAPO DE EMPREENDEDOR
Fernanda Carpegiani é estagiária temporária do site da Pequenas Empresas & Grandes Negócios e estudante do terceiro ano de Jornalismo

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