terça-feira, 4 de agosto de 2009

Facebook busca parceiras e estuda criar operação local


A rede social tem 1,3 milhão de usuários no país. Em sua palestra no Brasil, o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, afirmou que a base dobrou em 3 meses

Por Época NEGÓCIOS Online

Se o número de usuários no Facebook continuar crescendo no ritmo que se encontra hoje, é bem provável que, em um ano, a rede social norte-americana tenha um escritório local por aqui, afirmou Mark Zuckerberg, CEO e fundador da rede social, nesta terça-feira (03/08), em uma palestra para estudantes na Fundação Getulio Vargas (FGV), em São Paulo (SP).

De acordo com Zuckerberg, hoje, o Brasil conta com 1,3 milhão de usuários, número que dobrou nos últimos três meses. Mas, afirmou que montar um escritório local não é prioridade. Zuckerberg está no Brasil para conhecer empresas interessadas em se aliar à rede social, principalmente desenvolvedores de aplicativos. “Tudo o que fazemos está focado em como as pessoas usam o site. A fórmula básica é traduzir o conteúdo para o idioma local - o que já fizemos há um ano - e buscar parcerias”, afirma. “Não adianta abrir escritórios para crescer e acabar fechando suas operações logo em seguida”, disse o executivo.

Zuckerberg criou o Facebook em 2004, quando era estudante de Ciência da Computação e Psicologia, em Harvard, para conectar os colegas da faculdade. Em poucos anos, a rede social passou o número de usuários do MySpace e hoje tem mais de 250 milhões de usuários no mundo. “Nossa receita com publicidade cresceu 70% este ano em meio à crise. Há quatro anos não tínhamos dinheiro nem para comprar máquinas. Fazíamos compras parceladas para pagar prestações de 8 dólares ao mês”, relembra o jovem CEOPara Zuckerberg, o diferencial de sucesso da rede social está no controle do usuário, diz ele. “As pessoas vão compartilhar mais se tiverem controle sobre as informações. Ao contrário de um buscador onde você digita seu nome e não tem controle sobre isso, no Facebook você tem. E passamos bastante tempo desenvolvendo controle de privacidade.”

Os usuários do Facebook atualizam mais de 1 bilhão de fotos, 10 milhões de vídeos e 2 milhões de eventos por mês, de acordo com os dados relatados pelo CEO. As aplicações de outras empresas - hoje criadas por um grupo de quase 1 milhão de desenvolvedores - são compartilhadas por mais de 70% dos usuários. “O volume de aplicativos para a rede social também dobrou neste ano, de 15 milhões no início de 2009 para 30 milhões em julho” afirma.
Dispositivos móveis e integração com outros serviços como portais e sites de comércio eletrônico, são algumas estratégias que serão usadas pela rede social Facebook para crescer nos próximos cinco anos, afirmou Zuckerberg. “É muito legal ver as pessoas usando mensagens de SMS e outras plataformas móveis para entrar na rede social. É uma tendência que vai ser acelerada no futuro”, diz.



Temas relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário