terça-feira, 4 de agosto de 2009

Google e Obama vão ter de suar a camisa



Gary Hamel-o mega-expoente da confraria dos gurus-diz que ”o Google é um pioneiro da gestão moderna que tem muito a ensinar sobre como construir empresas realmente adequadas ao século XXI”.

Ah como gostamos de “crer na crença”-apreciamos tanto a liberdade, achamos tão bacana esse negócio de “empresa descolada”, sem amarras, sem burocracia, e que, ainda por cima, esnoba o dinheiro (sério,eles dizem isso)- que logo saltamos para a idéia de que todas as empresas do mundo um dia serão assim. Evidência para isso:zero.A performance do Google provaria que liberdade, além de ser cool, dá dinheiro,apesar de dinheiro ser apenas,digamos, um detalhe;uma espécie de efeito colateral de tanta liberdade e descolamento.

Tá certo:o Google é bacana mesmo, atrai talentos em penca, é engraçada, criativa, informal.Mas, duas coisas:

1- Foi isso que CAUSOU seu sucesso?Não.Foi um inteligentíssimo processo de fazer dinheiro com propaganda,descoberto meio por acaso, e introduzido antes (não depois!) da gestão libertária que faz a fama da empresa.Diga-se que tentativas do Google de gerar receita via outras fontes (propaganda em rádio ,por exemplo)têm fracassado.

2-O Google têm tentado inovar a partir de uma regra simples: ”deixe o pessoal gastar 20% de seu tempo em projetos de sua livre escolha”.Gera-se montanhas de idéias novas e alguns produtos campeões assim (Gmail por exemplo).Mas tem valido a pena?Gera mais do que custa para a empresa? Eles não sabem. Eric Smith, o CEO, diz que a simples tentativa de medir resultado paralisaria tudo lá. Eu acho que não tem dado certo.Não no ritmo que eles vão precisar a partir de agora. No Google, inovação tem sido sinônimo de criatividade solta,sem amarras.Isso foi até aqui.
Aposto que, com a pressão do novo acordo Microsoft-Yahoo,isso vai mudar. A verdade é que,até agora ,ninguém o ameaçou no jogo que domina. Não foi ameaçado de fato.O Google terá de ser mais diciplinado,menos porra-louca.Vai ter de medir resultado sim. Andar de patinete pelos corredores da empresa é bacana,tudo bem,mas o fato que 95% da receita do Google ainda virem de sue modelo “velho” de sempre é sinal de que a empresa vai ter de correr mais depressa para ,pelo menos ,ficar no mesmo lugar.Podem esperar e cobrar.Vem aí um novo Google.

Obama é outra “idéia espetacular” ainda não testada .Sua simpatia e aceitação -meio gratuitos, muito causados pelo simbólico de ser o “primeiro negro” presidente ,grandemente motivados por sua originalidade e charme-estão tendendo a acabar.Vai ter de parar de tomar cerveja no jardim, parar de jogar para a platéia, e começar a suar a camisa pra valer.
Fonte: Blog da Epoca Negócios - clemente

Nenhum comentário:

Postar um comentário