domingo, 2 de agosto de 2009

Premio Santander 2009


Tem algum tempo que não falo das atividades do Projeto EUREKA. Estou muito envolvido com a adaptação do plano de negócio para a participação do Prêmio Santander de Empreendedorismo 2009.

A primeira parte era decidir em qual das quatro categorias o projeto iria entrar, sendo elas:

(i) Indústria – compreende um conjunto de atividades econômicas que têm por finalidade a manipulação e a exploração de matérias-primas e fontes energéticas, bem como a transformação de matérias-primas e produtos semi-acabados em bens de produção ou consumo. Inclui tanto indústrias de base tradicional quanto de base tecnológica, como equipamentos de automação industrial e microeletrônica, por exemplo.

(ii) Cultura e Educação – Cultura: abrange projetos empreendedores que utilizem o universo de formas culturais, como por exemplo, a música, a literatura, as artes cênicas e visuais, entre outros, para o bem comum social. Educação: compreende projetos empreendedores relacionados ao processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social. Projetos com solicitações de patrocínio não serão aceitos.


(iii) Tecnologia da Informação e Comunicação – inclui atividades referentes à tecnologia da informação e comunicação, como por exemplo: processamento de informações e comunicação de dados, teleinformática, instrumentação digital, entre outros.

(iv) Biotecnologia – a biotecnologia engloba todos os processos que se utilizam de agentes biológicos para a obtenção de produtos. Deve utilizar-se de técnicas envolvendo materiais biológicos em benefício da sociedade como a técnica de empregar genes em processos produtivos, com a finalidade de se obter produtos úteis ao homem e ao meio ambiente.

Fiquei em duvida entre TIC e Cultura e Educação. Bom TIC seria nadar entre tubarões, alem do que o foco do projeto não é produzir software nem tão pouco sistemas de comunicação.

Educação por outro lada é uma categoria nova concurso e o projeto tem bastante aderência a este tema.

Uma vez definido a área de atuação é o momento de focar a proposta do projeto no tema selecionado.

O prêmio Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação é realizado pelo Santander Universidades, promovido e desenvolvido pelo Universia Brasil com o objetivo de estimular atitudes empreendedoras e a pesquisa científica, mostrando novos talentos e que também beneficiem a sociedade brasileira com a execução dos projetos. O prêmio Santander de Empreendedorismo está na sua quinta edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário