segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Edital do CNPq estimula a realização de eventos nas empresas de inovação.

Fonte: CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) lançou edital para selecionar propostas voltadas à realização de eventos no âmbito do Programa Nacional de Sensibilização e Mobilização para a Inovação (Pró-Inova). Realizações promovidas nas regiões norte, nordeste e centro-oeste receberão, no mínimo, 30% dos recursos.


Estão disponíveis R$ 8 milhões, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT/CT-FVA), a serem liberados de acordo com a disponibilidade orçamentária do CNPq. Os eventos técnicos deverão ser realizados no Brasil e compreendem mini-cursos, seminários, workshops e outros acontecimentos para capacitação. O principal objetivo é promover a sensibilização, conscientização e mobilização de empresas, seus dirigentes e equipe técnica, para a importância da inovação como instrumento de crescimento sustentável e de competitividade.

As propostas precisam difundir o conhecimento sobre proteção da propriedade intelectual e transferência de tecnologia; disseminar fontes de informações tecnológicas para o processo de inovação nas empresas; divulgar o marco legal da inovação com vistas à melhoria do grau de segurança jurídica; promover atividades relativas à metrologia, à normalização e à avaliação da conformidade, tendo como foco o desenvolvimento tecnológico e a inovação nas empresas; difundir a cultura, os diversos programas e instrumentos de incentivo à inovação; e promover palestras sobre o Sistema Nacional de C, T & I.

A primeira rodada do Programa, o Cronograma 1, apoiará eventos realizados entre 01/12/2009 e 30/06/2010. Os projetos deverão ser executados em dois anos. O proponente precisa ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes e possuir vínculo formal com a instituição onde o projeto será implementado. As propostas deverão ser encaminhadas sob a forma de projeto até o dia 9 de outubro, por meio do preenchimento do Formulário de Propostas Online , disponível na Plataforma Carlos Chagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário