sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Projeto concede até R$ 5 mil para pesquisas sobre o uso sustentável do cerrado

Está aberto o Edital 'Universidades e Comunidades no Cerrado' do projeto Florelos, que vai selecionar projetos de pesquisa sobre o uso sustentável da biodiversidade do Cerrado e das áreas de transição para os biomas vizinhos.

Para participar do processo seletivo, é necessário o pesquisador estar matriculado ou ter sido admitido em programa de pós-graduação no qual deseja realizar sua pesquisa, ser brasileiro ou residente no Brasil. A pesquisa deverá focar temas relevantes para o uso sustentável da biodiversidade do Cerrado e ter anuência da comunidade para a realização dos estudos. Além disso, os candidatos deverão apresentar projeto de pesquisa detalhando contexto, justificativa e objetivos da pesquisa, metodologia a ser aplicada (ainda que provisória ou preliminar) e levantamento inicial dos custos. De acordo com a modalidade da pesquisa, o valor por projeto pode chegar até R$ 5 mil.

Serão quatro reuniões para a seleção dos projetos a serem financiados, a primeira prevista para o dia 26/10/09. As propostas devem ser enviadas para o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), aos cuidados de Fabio Vaz Ribeiro de Almeida. O endereço do ISPN é CLN 202, Bloco B, Salas 101-104, CEP: 70832-525 , Brasília (DF). Mais informações acesse www.ispn.org.br ou o Fone/fax: (61) 3327-8085 e-mail: instituto@ispn.org.br ou fabio@ispn.org.br

Florelos

O projeto objetiva salvar e/ou construir elos ecológicos e sociais entre as florestas brasileiras, expandindo e consolidando o uso sustentável da biodiversidade nativa do Cerrado e florestas vizinhas (Amazônia, Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica). A estratégia é a promoção de meios de vida sustentáveis, gerando renda, segurança alimentar, empoderamento comunitário, equidade entre os gêneros e sobrevivência cultural, além de manter florestas e vegetação nativa em pé. A idéia é permitir que as funções ecosistêmicas e interconexões se mantenham, ao invés de uma conversão para monoculturas ou pasto.

O projeto FLORELOS vai financiar despesas como transporte e hospedagem do pesquisador em trabalho de campo, material de consumo e suprimentos, serviços de terceiros, publicação ou retorno à comunidade de pesquisas realizadas anteriormente e outras despesas relevantes. Caso a pesquisa envolver trabalho de campo, será possível também apoiar atividades para o estabelecimento de um contato inicial com a comunidade.

A iniciativa é desenvolvida pelo ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) e conta com as parcerias da Comissão Européia, do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS) e do Global Environment Facility - Small Grants Programme (GEF-SGP), através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Por Claudia Moreira, da Fundação Banco do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário