quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Google Wave a plataforma que vai revolucionar nossa comunicação


Escrito por Marcel de Lima - http://www.papodeempreendedor.com.br
A ferramenta mais interessante apresentada no Google Searchology 2009, evento feito pela empresa em maio passado, foi o Wave, uma nova plataforma de comunicação instantânea que promete revolucionar o jeito de se comunicar na web.

O que essa plataforma tem de novo? O Google Wave é como se fosse uma mistura de e-mail e um programa de mensagem instantânea. Vamos lá: imagine que você quer fazer uma viagem com alguns amigos para o Havaí. Então você abre a plataforma, que tem o formato parecido com a caixa de entrada de seu e-mail, e no corpo do e-mail você adiciona seus amigos e começa uma conversa, visualizando em tempo real o que seus amigos estão digitando. Aí, dúvidas começam a surgir sobre o local, então você adiciona fotos, vídeos e mapas, tudo isso em tempo real. Ainda assim ficam algumas dúvidas e você lembra que em sua última viagem para a Califórnia conheceu Keana, uma havaiana que, por sorte, está on-line. Mas o problema é que alguns dos seus colegas não falam inglês. Isso não é problema para o Wave. Tudo o que você e seus amigos digitarem em português aparecerá em inglês para ela e o que ela digitar vocês vão enxergar em português.

Mas o que o Google Wave pode mudar em nossos negócios e vidas? Para nós, jornalistas, muito. Por exemplo, eu poderia fazer esse texto com a editora da revista. Ela iria fazer as modificações necessárias, iríamos escolher as fotos ou vídeos para acompanhar o post e, além disso, ao terminar poderíamos enviar direto do Google Waves para o Facebook, Twitter e para o Blog em uma única ação.
E para os negócios? Você poderá fazer reuniões de onde estiver, fará apresentações para pessoas em diferentes lugares, poderá trocar arquivos e criar documentos junto com seus parceiros comerciais. Imagine quem tem uma pousada em Paraty, fazendo reservas para hóspedes do mundo inteiro, mostrando fotos e mapas da cidade.

Por enquanto, a Google enviou o acesso do Beta para poucas pessoas, mas prometem a plataforma pronta até o fim do ano. Assista o vídeo de apresentação em http://wave.google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário