segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Oito dicas para você vender bem os seus projetos

Abandonar a prática de enviar currículo, não ter mais chefe e trabalhar menos. Essas são algumas das razões que levam muitos profissionais a optar pelo caminho do empreendedorismo. Mas quem já conquistou esse sonho provavelmente já percebeu que a realidade é outra. Seu chefe é seu cliente, seu currículo é o portfólio da empresa e, lamentamos informar, mas você vai trabalhar muito mais do que qualquer um de seus colaboradores.

Uma das coisas que os empreendedores de primeira viagem acabam demorando a descobrir é que não basta ser um ótimo profissional, criativo e cheio de ideias. Convencer e atrair possíveis parceiros e investidores é tão importante quanto. Em outras palavras, é preciso saber vender. O consultor José Miguel Chaddad, por exemplo, dá um conselho: quando for levar algum projeto a um possível investidor ou parceiro, leve-o pronto. “Toda vez que eu levei só a ideia, a coisa não andou”, disse ele ao Faça Diferente, blog do Sebrae. “Então, eu diria que é preciso fazer o protótipo, levar e mostrar que não é apenas um monte de palavras no papel.”

José Antônio Rosa, professor de pós-graduação em Administração no Instituto Nacional de Pós-Graduação e consultor da Manager Assessoria em Recursos Humanos, vai mais longe: “Vender é necessário, mas não suficiente. É necessário vender bem”, disse ele em reportagem no site da Manager, na qual lista oito recomendações para vender um projeto.

As oito dicas

1. Planejamento: Vender para quem, com que argumento, quando e como? É importante planejar isso com atenção e zelo, pois um bom plano faz a diferença.

2. Preparação: Um bom texto, se for ocaso, slides, objetos de demonstração, ambiente – tudo isso faz parte de uma boa preparação de vendas.

3. Persistência: A pessoa que não comprou hoje pode comprar amanhã. Ou se não se conseguiu vender com cinco visitas, com dez a probabilidade. Se fosse fácil, todos teriam sucesso. É preciso persistir.

4. Argumentação: Bons argumentos, baseados na motivação do cliente e não nas qualidades do projeto, são necessários. Reflita suficientemente para criá-los.

5. Apoio: Permita que outros contribuam para o projeto e conte com o apoio deles, que tudo será mais fácil.

6. Paixão: O autor do projeto tem de ser o primeiro a aprová-lo. Colocar um toque de paixão é o caminho para contagiar os outros. Como apaixonar-se pelo próprio projeto? Fazendo-o o mais bem feito possível.

7. Coragem: “Aquela empresa é muito grande ou muito organizada e não vai comprar” – eis o raciocínio conservador e medroso que limita as chances de um projeto. Coragem e ousadia nunca atrapalham. No máximo, pode-se ouvir um não.

8. Influência: O potencial patrocinador pode desejar o projeto e hesitar ao mesmo tempo. É preciso ajudá-lo a decidir. Sem pressões exageradas, peça que ele aposte no projeto. Influencie sua decisão. Ele vai sentir mais firmeza e segurança de sua parte.

Problema comum

A dificuldade de lidar com o seu lado “vendedor” é um problema mais comum do que possa parecer. “Isso foi detectado há muitos anos, mesmo nas incubadoras de base tecnológica”, exemplifica Chaddad. “As empresas iam muito bem enquanto domínio do conhecimento, enquanto fabricar, obter um produto”, conta. “Mas quando ela ia para o mercado, era um desastre: não sabiam dizer qual era a extensão do seu mercado nem que planos de vendas tinham ou a sua estrutura.”

Tags: dicas, parceria, projetos, vendas

Fonte: http://www.blogdosempreendedores.com.br/2009/09/21/oito-dicas-para-voce-vender-bem-seus-projetos/

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