terça-feira, 15 de setembro de 2009

Apoio à inovação é definido como prioridade estratégica para o BNDES

O apoio à inovação é definido como prioridade estratégica para o BNDES, devido, principalmente, ao seu caráter fundamental no aumento de produtividade e competitividade das empresas e na criação de riqueza para o Brasil. O objetivo do Banco é contribuir para o aumento das atividades inovativas no país e para a sua realização em caráter sistemático. Para isso, o BNDES busca financiar projetos de investimento associados à formação de capacitações e de ambientes inovadores, visando ao alcance de melhor posicionamento competitivo por parte das empresas.


Em conformidade com os Programas e Políticas Públicas do Governo Federal, na criação das linhas de apoio à inovação, o BNDES estendeu sua aplicação a todos os setores da economia, incluindo aqueles que não costumam ser vistos como inovadores. Buscando atender melhor às necessidades das empresas que pretendem inovar, as linhas de apoio criadas combinam instrumentos financeiros diversos, tanto de renda fixa quanto variável.

Condições Específicas de Apoio

Linhas

As linhas de apoio financeiro têm caráter permanente e podem ser concedidas a qualquer momento. Voltadas especificamente para a inovação, o BNDES oferece as seguintes linhas:

Linha Capital Inovador (Foco na Empresa)Apoio a empresas no desenvolvimento de capacidade para empreender atividades inovativas em caráter sistemático, por meio de investimentos tanto nos capitais intangíveis quanto nos tangíveis, incluindo a implementação de centros de pesquisa e desenvolvimento.

Linha Inovação Tecnológica (Foco no Projeto) Apoio a projetos de inovação de natureza tecnológica que busquem o desenvolvimento de produtos e/ou processos novos ou significativamente aprimorados (pelo menos para o mercado nacional) e que envolvam risco tecnológico e oportunidades de mercado.

Programas

Os programas de apoio financeiro diferem-se das linhas de apoio por possuírem dotação de recursos e/ou prazo de vigência. Atualmente, estão em vigor os seguintes programas:

PRO-AERONÁUTICA
Apoio a investimentos realizados por Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) integrantes da cadeia produtiva da indústria aeronáutica brasileira.

PROFARMA
Financiamento a investimentos de empresas sediadas no Brasil, inseridas no Complexo Industrial da Saúde.

PROSOFT
Apoio ao desenvolvimento da indústria nacional de software e serviços de Tecnologia da Informação (TI) PROTVD Apoio à implementação do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre Fundos.

O BNDES também pode apoiar a inovação por meio dos seguintes Fundos:

Fundo Tecnológico – FUNTEC
Destinado a instituições tecnológicas e de apoio, visa apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas seguintes áreas: energias renováveis, meio ambiente, eletrônica, saúde, novos materiais e química.

FUNTTEL - Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações
Apoio a ações que visem ampliar a competitividade da indústria brasileira de telecomunicações.

Programa CRIATEC
Fundo de capital semente que tem como objetivo a capitalização de micro e pequenas empresas inovadoras

Nenhum comentário:

Postar um comentário