terça-feira, 15 de setembro de 2009

Dicas para conquistar investidores

A falta de dinheiro para investir em inovação e tecnologia é um dos principais empecilhos encontrados pelos empreendedores que desejam tornar suas empresas mais modernas e competitivas. O programa de rádio de hoje (14), o Faça Diferente começou com a participação de um empresário da área de nanotecnologia, que pergunta como o Sebrae pode lhe auxiliar a atrair investidores para o seu negócio. O consultor José Miguel Chaddad orienta os ouvintes a fazer um bom plano de negócios e a investir em um protótipo do produto – em ambas as fases é possível pedir o auxílio de consultores do Sebrae.


Uma das principais fontes de recursos dos empresários inovadores é a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência e da Tecnologia. A instituição está sempre lançando chamadas públicas para beneficiar, com recursos públicos, empresas que querem se modernizar e contribuir para o crescimento da economia do país. Existem, basicamente, três modalidades de recursos: reembolsáveis, não-reembolsáveis e empréstimos sem juros. Os editais mais cobiçados são os de subvenção, que oferecem recursos não-reembolsáveis. Empresas de todos os portes podem concorrer a esses editais, o que diminui as chances de micro e pequenas empresas serem beneficiadas.

No entanto, existe um tipo de edital específico para as micro e pequenas empresas, que é fruto da parceria entre a Finep e o Sebrae. A financiadora subsidia 50% dos recursos e o Sebrae se responsabiliza pela outra metade. Para responder às chamadas públicas, é necessário que o empresário trabalhe junto a uma instituição tecnológica sem fins lucrativos, que pode ser uma universidade ou um centro de pesquisa. Essas entidades ficarão responsáveis por colocar o projeto em prática e, posteriormente, implantar a tecnologia nas empresas. É necessário que a proposta seja apresentada por pelo menos três empresas, que podem receber até quinhentos mil reais para custear a pesquisa. O recurso é repassado à conta do centro tecnológico, que faz a intermediação entre os empreendedores e a Finep.

Você, empresário, também pode pesquisar os editais lançados pelas fundações estaduais de amparo à pesquisa. As chamadas públicas nem sempre oferecem recursos não-reembolsáveis. Por isso, é preciso estar atento às informações divulgadas nos sites das instituições. Nesse caso, metade do valor dos recursos é financiada pela Finep e os 50% restantes ficam a cargo das fundações. Os editais beneficiam micro e pequenas empresas, que recebem diretamente a verba. Não há, portanto, a necessidade da intermediação feita por uma instituição tecnológica. Até quinhentos mil reais são disponibilizados para investimento em pesquisa relacionada à tecnologia e à inovação.

Investidores privados
Se a sua equipe está desenvolvendo produtos originais na área de tecnologia, você, empreendedor, também deve procurar empresas privadas de investimento. Esses investidores trabalham com gestão de fundos de participação e apostam em negócios promissores. Nesse caso, a empresa investidora libera valor entre R$ 500 mil e R$ 8 milhões para que o dono da ideia toque a empreitada. Em contrapartida, a fonte de recursos torna-se sócia da empresa por alguns anos.

Geralmente os proprietários de pequenos negócios que recorrem a essas empresas possuem um projeto start up. Ou seja, um de plano negócios que detalha como desenvolver o produto, a demanda do mercado para a mercadoria, a movimentação financeira que a produção poderia gerar, etc. Outros empreendedores que já concluíram da fase do start up e passam a testar protótipos no mercado. Esses empresários possuem ainda mais chance de receber financiamentos, tendo em vista que o potencial de sucesso pode ser comprovado a partir do modelo de produto ou serviço já disponível aos consumidores.

Critérios para obtenção dos recursos
Tanto no caso da Finep quanto no caso das empresas de investimento, é fundamental que o empresário interessado nos recursos apresente um detalhado e bem fundamentado plano de negócios. O documento deve apresentar detalhes de funcionamento do produto ou serviço, materiais utilizados na fabricação, custos de fabricação e manutenção, perspectiva de contratação de funcionários, características e número estimado dos consumidores interessados, meios que o candidato dispõe para atingir a meta proposta, etc.

Essas instituições também analisam o perfil da empresa interessada e das pessoas que estão no comando do empreendimento. Avaliam, por exemplo, a formação técnica dos empreendedores e os sucessos já obtidos por eles. Os tributos e as demais contas do negócio também devem estar em dia. O mais importante é que tanto a Finep quanto os investidores privados percebam que o dinheiro depositado na empreitada será bem empregado, gerando avanços tecnológicos e progresso do empreendimento.

Você, empresário, pode ir ao escritório do Sebrae da sua cidade e pedir o auxílio dos nossos consultores para elaborar um plano de negócios. Dessa forma, as chances de que sua empresa seja escolhida pela Finep ou por investidores privados aumenta consideravelmente. Dedique-se a essa ideia e aposte no seu talento. Se você já avaliou que seu produto ou serviço na área de tecnologia pode se tornar um grande sucesso de mercado, seja persistente e convença os detentores de recursos a embarcar no seu projeto.

Saiba mais
Site da Inovação

Nenhum comentário:

Postar um comentário