terça-feira, 14 de julho de 2009

Seminário em São Paulo motiva micro e pequena empresa a inovar

Fonte: ANPEI

Durante o seminário “Desafios do crescimento – inovação na pequena empresa”, realizado no dia 2 de julho, em São Paulo (SP) pela Anpei, com o patrocínio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foi anunciada uma série de novas ações para incentivar o micro e pequeno empresário a inovar. Ainda este ano, o Sebrae vai disponibilizar 115 mil cartilhas, com dicas e informações sobre o que fazer para inovar, realizar 300 eventos (palestras, seminários e workshops) de sensibilização e ampliar o trabalho de consultoria e capacitação.

“A expectativa é que as micro e pequenas empresas consideradas inovadoras saltem das atuais 50 mil para 80 mil em dois anos”, afirma o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barboza. Os cursos de capacitação, por exemplo, deverão dar subsídios a cinco mil empreendedores em 2009 e a outros dez mil no ano que vem. Também será ampliado o número de Agentes Locais de Inovação (ALI) que fazem um trabalho porta a porta, oferecendo consultoria aos empresários e identificando em cada empresa onde podem ser implantadas ações inovadoras.

O programa ALI vem sendo desenvolvido desde 2008 no Distrito federal e no Paraná, onde já foram sensibilizadas 3.457 empresas. A meta para este ano é beneficiar 16,8 mil micro e pequenas empresas de 18 Estados e, em 2010, mais 13,5 mil de outros nove estados. Com a ampliação do projeto, os agentes terão uma ferramenta a mais para trabalhar: um kit desenvolvido pela Anpei, batizado de I9, com informações para motivar os empresários a inovarem e sobre todos os recursos que o Sebrae dispõe para capacitá-los.

As ações de sensibilização, conta o diretor-técnico do Sebrae, vem tendo o reforço da campanha publicitária “Faça Diferente – inovar é um ótimo negócio”. Uma parceria com o Canal Futura resultou na exibição de 20 programas de TV sobre o tema. Além disso, 500 emissoras de rádio de todo o País – cerca de oito milhões de ouvintes – estão veiculando 120 programas com casos de empreendedores inovadores e com consultores respondendo a perguntas. Recentemente, o Sebrae também lançou um portal (www.sebrae.com.br/inovacao) e um blog (www.facadiferente.com.br/) sobre inovação.

Alinhamento de proposta – Para o diretor executivo da Anpei, Olívio Ávila, a parceria entre a entidade e o Sebrae está cada vez mais forte e alinhada à proposta de aumentar o número de micro e pequenas empresas que investem em inovação no País. “Isso ocorreu principalmente após a aprovação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, em dezembro 2006, que prevê que, no mínimo, 20% dos recursos públicos voltados para pesquisa, desenvolvimento e capacitação tecnológica sejam investidos em micro e pequenas empresas”, explica.

Os próprios recursos do Sebrae, conta Ávila, vêm sendo direcionados nesse sentido. Hoje mais de 15% da receita do Sebrae está sendo investido em projetos para estimular micro e pequenas a inovarem e até 2011 este percentual alcançará o patamar de 20%. “A Anpei, como entidade representativa das empresas que inovam no Brasil, tem sido parceiro do Sebrae em vário projetos”, afirma Ávila que também esteve presente no evento, juntamente com um dos diretores da entidade, Martín Izarra.

Evento inovador – Para sensibilizar os empresários da importância da inovação, o seminário “Desafios do crescimento – inovação na pequena empresa” foi inovador até no formato. Em vez das tradicionais palestras e mesas-redondas, o evento foi um talk-show interativo, realizado dentro de uma arena com a participação de dirigente e técnicos do Sebrae e especialistas em inovação. Tudo ilustrado com depoimentos de micro e pequenos empresários.

O evento, que contou com cerca de 300 empresários, foi dividido em dois blocos. O primeiro deles teve a participação de três consultores especializados no tema: Carlos Américo Pacheco, do Instituto de Economia da Unicamp; Helio Gomes de Carvalho, professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; e José Miguel Chaddad, consultor da Anpei. Eles desmistificaram a idéia de que inovar é algo complicado e mostraram os diferentes tipos de inovação.

No segundo bloco, o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barboza, apresentou a palestra ‘Ferramentas da Inovação’, mostrando o que o Sebrae tem levado aos empresários em todo o País. “Apresentamos o ‘Ciclo de Soluções’, que está sendo disponibilizado para sensibilizar, capacitar, dar consultorias e ajudar os empresários a buscarem recursos com o objetivo de fazer da inovação um bom negócio”.

Presente ao evento, o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, lembrou aos empresários que a inovação gera emprego e renda nas comunidades. “Precisamos que mais empresários inovem em suas empresas, assim irão contratar mais e gerar emprego em toda a cadeia produtiva. Com isso, eles estão fazendo um país mais justo e mais competitivo”, disse Okamotto.

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