terça-feira, 7 de julho de 2009

Atenção, especialistas: Banco de dados virtual facilita troca de conhecimento entre professores da Universidade Aberta do Brasil.

Professores das 74 instituições públicas de ensino superior integrantes da UAB poderão acessar materiais didáticos produzidos por colegas

A partir de julho os professores da Universidade Aberta do Brasil (UAB) poderão acessar materiais didáticos produzidos por colegas de todo o país. Um banco de dados virtual vai agregar o conteúdo desenvolvido em cada uma das 74 instituições públicas de ensino superior integrantes da UAB, programa da Capes voltado para a formação de professores para a educação básica.

Fonte: CAPES

Na prática, o banco vai possibilitar que os professores de todas as partes do Brasil, vinculados ao sistema UAB, criem cursos mais completos, com base em diversas metodologias. O recurso pode também reduzir os custos anuais com a elaboração e produção de material novo, uma vez que os existentes podem suprir a demanda.

Para que os materiais possam circular respeitando os direitos de autor, a UAB faz uma campanha nas instituições. Atualmente, o intercâmbio é feito diretamente entre os interessados, mediante requisição.

"Pedimos aos autores que assinem autorização permitindo o uso do material", explica Liliane Ferreira, da coordenação de Articulação Acadêmica da Diretoria de Educação a Distância da Capes. "Dessa forma, os itens poderão ser compartilhados, mas com restrições que protegem a propriedade intelectual", diz Liliane.

Livros

Além do material próprio, os polos da UAB vão contar com cerca de um milhão de livros até o fim de 2009, investimento de cerca de R$ 52 milhões.

A seleção das obras é feita pelos cursos, que enviam as relações de títulos às instituições designadas para reunir os pedidos e encaminhá-los à UAB. Há uma instituição cadastrada por região do país.

Para enriquecer os acervos, a Capes e a Fundação Alexandre Gusmão (Funag) firmaram acordo de doação de livros. A Funag elabora uma relação com as obras que publica e a envia para a UAB, que seleciona as mais interessantes para os cursos.

Outros recursos complementam o acesso a leituras especializadas. "Incentivamos o acesso ao Portal de Periódicos da Capes, como uma forma de aumentar as possibilidades de consultas bibliográficas para os alunos", observa Liliane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário