sábado, 11 de julho de 2009

Consultoria Incubadora de Empresas UVA

Uma das principais características das incubadoras é promover a integração universidade-empresa e criar um mecanismo de transferência de tecnologia para a sociedade. Torna-se um tanto quanto obvio que um projeto que trate de assunto não busque informações e ajuda neste meio.

Atualmente, a pesquisa científica é gerada nas universidades e, quando vai para o mercado, se torna inovação. Esta ponte universidade-empresa é muito importante para que as inovações se tornem produtos, acessíveis a toda a sociedade.

Costumo falar muito de inovação no blog, no entanto tive meu primeiro contato efetivo com uma incubadora de empresa a mais ou menos 3 meses, quando comecei a analisar a possibilidade de incubar o Projeto Eureka. Acreditava que as consultorias seriam fundamentais para estruturar o projeto e minimizar suas possibilidades de erro, no entanto como parte do meu publico alvo eram universidade ficava um pouco inseguro que o fato do projeto estar incubado dentro de uma “concorrente” gerasse alguma inimizade nas universidade.

Nesta hora de consultoria que foi dada pelo Centro de Empreendedorismo da UVA tive a oportunidade de observar diversos aspectos que até então não eram ponto de análise e cheguei a conclusão definitiva que irei incubar o Projeto.
Os custos são muito subsidiados e a qualidade da consultoria e enorme. Tive a oportunidade em apenas uma hora de corrigir pontos cruciais de meu planejamento que poderiam acabar acarretando em uma perda de tempo enorme e pontos que eu achava extremamente importantes percebi que nada agregavam ao Projeto.
A maioria das universidades tem suas próprias incubadoras. A universidade pode, inclusive, descobrir novos espaços de atuação com as empresas incubadas. Fazer com que os alunos empreendam seus próprios negócios e conheçam o mercado é outro objetivo das incubadoras universitárias.
Falarei mais do assunto quando incubar o Projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário