quarta-feira, 29 de julho de 2009

Quem é o profissional de Inteligência Competitiva?

Postado por: Paula Carina de Araújo

Durante um workshop realizado no Núcleo de Inteligência Competitiva (IC) (NIC) em maio, comentou-se que hoje não há uma definição exata de quem é o profissional de Inteligência Competitiva (IC). Desde aquele dia, tenho me questionado quanto a isso. Pesquisei alguns textos que pudessem esclarecer essa dúvida. A partir das leituras, pude constatar que algumas me permitiram reflexões.


O processo de IC está cada dia mais presente nas organizações corporativas. Com IC, elas buscam estar à frente de seus concorrentes e obter informação estratégica que as auxilie na tomada de decisão. É um processo importante para dar impulso ao negócio da organização, pois nele estão envolvidos dados, informação e conhecimento, considerados sinônimos de poder nas mãos de quem deles dispõe.

Pode-se afirmar, com segurança, que IC é interdisciplinar, haja vista a formação acadêmica da maioria dos profissionais que trabalham na área. São jornalistas, administradores, economistas e, mais recentemente, os bibliotecários, vistos como especialistas na coleta, organização e disseminação da informação.

Das características, habilidades e competências exigidas, o profissional de IC precisa ser dinâmico, pró-ativo, interativo, comunicativo, responsável e acostumado ao trabalho em equipe. Numa sociedade ávida por informação e conhecimento é fundamental que ele busque a educação continuada. O profissional em IC precisa estar atento às tendências, mudanças e ao cotidiano do negócio da organização em que atua ou para qual presta serviço.

Na literatura, em geral, são raros os estudos sobre o profissional de IC. Algo que não surpreende em razão do mercado bastante restrito de IC no Brasil. Não existem cursos de graduação, mas apenas de especialização e pós-graduação que possibilitam a qualificação do profissional que quer atuar nessa área. Embora tímido, tem-se confirmado o crescimento de IC, principalmente em empresas de médio e grande porte.

Todavia, na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação existem inúmeras publicações científicas que tratam especificamente da atuação dos bibliotecários ou profissionais da informação em sistemas de IC. Valemtim et al., Canto, Carvalho e Pereira; Cianconi são alguns dos autores que pesquisam o assunto. É possível que a descoberta das habilidades desses profissionais para atuação em sistemas de IC tenha despertado o interesse.

Uma equipe de IC precisa ser multidisciplinar e os profissionais que a integram ter consciência da necessidade dessa forma de atuação. Valemtim sugere que se observe a formação dos profissionais que farão parte da equipe de IC, pois eles influenciarão na elaboração e na qualidade dos produtos e serviços resultantes do processo. A autora também sugere que atentem para os seguintes perfis profissionais: formação relacionada ao negócio da organização; formação relacionada a tecnologias de informação e comunicação; formação relacionada a análises estatísticas; formação relacionada a questões da informação; formação relacionada a questões do conhecimento; formação relacionada a questões de gestão/planejamento.

Neste caso, a interdisciplinaridade possibilitará a troca de informações e o compartilhamento de conhecimento de diversas áreas. Assim como, enriquecerá o trabalho da equipe de IC, desde a gerência, passando pelos analistas, coordenadores e pesquisadores

Um comentário:

  1. Existe um documento do Sebrae somente sobre esse perfil de profissional de IC. Boa sorte.

    Guilherme Takamine
    iestrategy.com

    ResponderExcluir