quarta-feira, 29 de julho de 2009

A importância da inovação

Não há dúvidas de que ofertar produtos e serviços com qualidade e inovação é um ingrediente importante para o sucesso de qualquer empreendimento. Alguns autores sugerem que qualidade e inovação não são dissociáveis, uma vez que podemos considerar qualidade como a capacidade de atender, superar ou mesmo antever os desejos dos clientes ? o que vai muito além de simplesmente atender a normas técnicas ou padrões estabelecidos. Ou seja, a associação entre qualidade e inovação pode contribuir para o sucesso e a permanência de um produto no mercado.

Em outras palavras, considerar somente fatores econômicos (alta produtividade ou baixos custos) e de qualidade como influentes na competitividade de uma empresa ou produto é muitas vezes insuficiente. Algumas pesquisas vêm apontando que a competitividade de uma companhia é determinada no curto prazo pelo preço e o desempenho dos produtos existentes, e no longo prazo essa competitividade deriva da capacidade de construir a um menor custo e em uma velocidade maior - inclusive produtos inesperados. Algumas causas são sempre citadas: crescente internacionalização dos mercados, aumento da diversidade, variedade e redução do ciclo de vida dos produtos.

A inovação também é uma arma para vencer ou criar barreiras de entrada. De um lado, permite às novas empresas desenvolverem produtos que explorem novos campos de aplicação para as tecnologias e, em alguns casos, produtos que superem as soluções existentes a partir de inovações de ruptura . De outro, há por parte das próprias empresas líderes um intenso movimento de lançamento de novos produtos (com incorporação de inovações) em substituição aos produtos existentes.

Como diz Robert Cooper, um dos maiores especialistas da área: "empresas que não inovam provavelmente terão tempos difíceis pela frente, pois tendem a sofrer concorrência com competidores mais inovadores e agressivos". A conseqüência natural é perda de clientes e participação de mercado.

A STARTA pesquisa e incorpora a seus produtos abordagens, técnicas e estratégias de promoção e gestão da inovação, particularmente voltadas para a realidade de micro e pequenas empresas de base tecnológica.

E ainda dezenas de artigos, palestras, cursos e entrevistas disponíveis na Academia STARTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário