terça-feira, 14 de abril de 2009

Universia e PUC-Rio abordam o desenvolvimento científico, a inovação e a relação universidade e empresa

Seminário reúne professores, pesquisadores, personalidades do empreendedorismo e empresários para debater sobre temas relacionados à pesquisa científica e o vínculo com o meio empresarial. Encontro destaca os serviços e benefícios oferecidos pelo portal Innoversia.

Rio de Janeiro — O Universia Brasil e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) organizam o seminário “Innoversia e os desafios da inovação”, realizado no dia 3 de abril (sexta-feira), no Auditório do Rio Data Centro-RDC da universidade, no Rio de Janeiro (RJ). O evento destaca os benefícios do portal Innoversia, criado para vincular as necessidades de inovação tecnológica das empresas com as capacidades dos pesquisadores e cientistas de toda a Ibero-América.

Na ocasião, o professor Padre Jesús Hortal Sánchez, Reitor da PUC-Rio, e Monica Miglio, Diretora de Conteúdo e Relacionamento com Universidades do Universia Brasil, receberão pesquisadores, personalidades do empreendedorismo brasileiro, empresários, coordenadores e diretores de agências de inovação, representantes de empresas interessadas em inovação e desenvolvimento tecnológico, professores, estudantes e convidados em geral, para discutir a relação entre a universidade e a empresa, incentivar o desenvolvimento científico no âmbito das Instituições de Ensino Superior, apresentar os modelos de apoio à inovação, entre outros temas.

Uma das abordagens do seminário são os modelos de incentivo à inovação. Renato Marques, Chefe do Departamento de Novos Negócios da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia), destaca as necessidades reais de uma empresa inovadora, tais como: rede de contatos, análises estratégicas, governança corporativa, executivos qualificados e gestão profissional.

Já no painel sobre os instrumentos de regulação da relação universidade-empresa, Fernando Cosenza, responsável pelos processos que fomentam a inovação tecnológica na Serasa Experian, fala sobre como alavancar o crescimento de uma empresa, a compreensão de novas informações e a gestão da inovação, como: pauta estratégica de inovação, gestão de idéias, desenvolvimento de conceitos e protótipos e colaboração. Fernando também ressalta a importância do relacionamento com as universidades.

Para José Roberto Aranha, Diretor do Instituto Gênesis, da PUC-Rio, “os ambientes de inovação, tão necessários à competitividade das localidades, dependem de uma ação conjunta da chamada tripla hélice (Governo, Universidade e Indústria). A aproximação da universidade com as empresas é uma das ações requeridas nesses ambientes para transformar o conhecimento em produtos e serviços que absorvidos pela sociedade, alimentam o círculo virtuoso de melhoria da qualidade de vida das pessoas destas localidades. Esta ação de aproximação pode ser estimulada através de uma política pública de inovação e executada por iniciativas privadas como a dos Prêmios Santander.”.

Na ocasião, Monica Miglio vai explicar aos convidados como funciona o Innoversia e como os pesquisadores, empresas e sociedade podem ser beneficiados pelo portal. “O nosso papel é aproximar pesquisadores e empresários para que propostas inovadoras no campo científico possam contribuir e transformar a sociedade. Nosso trabalho é impulsionar o conhecimento no país. É por isso que pensamos nesse seminário. Universia e a PUC-Rio unindo esforços para que as pesquisas aplicadas andem na mesma velocidade e em parceria com as empresas”, afirma.

Portal Innoversia - O Innoversia (www.innoversia.net) é um portal criado para vincular as necessidades de inovação tecnológica das empresas com as capacidades dos pesquisadores e cientistas de toda a Ibero-América. No Innoversia, as empresas publicam suas necessidades de desenvolvimento tecnológico e inovação para que pesquisadores e cientistas proponham soluções, pelas quais receberão remuneração se forem aceitas.

O portal atende todas as empresas que buscam soluções inovadoras para seus problemas tecnológicos e também para pesquisadores, cientistas, inventores e todos aqueles com capacidade de desenvolvimento criativo para resolução de problemas globais. Os interessados nas demandas das empresas poderão se cadastrar no portal e recebê-las em seu e-mail. O funcionamento do Innoversia é simples e atualizado: 1.A empresa que apresenta uma necessidade tecnológica, ou um problema a ser solucionado, publica uma solicitação no portal Innoversia. | 2. Pesquisadores e inventores propõem suas soluções por meio do portal.| 3. A empresa verifica as propostas e escolhe a mais indicada para a sua necessidade. | 4.Quem for escolhido será informado, para que pesquisador e empresa firmem um acordo para a realização do projeto.| 5. A empresa adquire o projeto, produto ou serviço para solucionar seu problema. | 6. O escolhido recebe a remuneração acordada, bem como os créditos pela idéia e pela realização do projeto.

A Neos, empresa chilena dedicada à transferência tecnológica, foi responsável pela construção do Innoversia. Devido à tecnologia de ponta utilizada no desenvolvimento da plataforma do portal, é possível obter um sistema otimizado para incentivar a interação entre as empresas e pesquisadores de forma rápida e segura, evitando problemas e obtendo resultados importantes.| www.universia.com.br/hotsite/pucrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário