quarta-feira, 29 de abril de 2009

Uma oportunidade deve ser bem caracterizada antes da realização do investimento.

Podemos então relacionar uma série de questões cujas respostas ampliarão a compreensão sobre a oportunidade:

  • existe uma necessidade de mercado que não é suprida ou é suprida com deficiências?

  • qual é a quantidade de potenciais clientes para este negócio? Qual é o seu perfil? Onde se localizam?

  • quais são os principais concorrentes? Quais são os seus pontos fortes e fracos?

  • existem ameaças, como por exemplo, uma nova tecnologia que está prestes a entrar no mercado?

  • existem aspectos legais específicos que devem ser considerados?

  • quais são os valores que o novo produto/serviço agrega para os clientes?

  • quais são as vantagens que a empresa terá ao entrar no negócio?

  • será que o momento correto é realmente este?

  • a oportunidade de negócio condiz com as expectativas de lucro da empresa?

  • qual é o investimento necessário? A empresa tem capacidade para isso?

  • tenho vontade pessoal de atuar neste negócio?

  • e outras…

Estas perguntas devem ser respondidas pelo próprio empreendedor, combinando observação direta com outras fontes de informações como: a Prefeitura Municipal, as Associações, os Sindicatos, o IBGE, o SEBRAE, outras empresas etc. É importante notar também que o empreendedor deve ter um interesse pessoal que represente satisfação em atuar naquela oportunidade de negócio.

É desta forma que sua empresa descobre novas maneiras de atuar e assim, tem grandes chances de se tornar mais competitiva e permanecer no mercado. Leia e comente mais no Beco com Saída.

Oportunidade de negócio

Nenhum comentário:

Postar um comentário