quarta-feira, 29 de abril de 2009

Inovação em processos de distribuição

Novos métodos de produtos e serviços podem aumentar o lucro de empresas

As empresas inovam em métodos de distribuição investindo em novos equipamentos, softwares ou na melhoria significativa dos já usados pela logística. Uma nova organização da logística, com pontos chaves de transbordo de cargas e armazenamento de produtos, é um exemplo de inovação no método de distribuição.

A utilização de códigos de barras para separar pedidos, armazená-los e despachá-los aos clientes também é uma inovação em distribuição. Os métodos de distribuição – que fazem parte das atividades de logística – ganharam uma nova dimensão nos últimos 20 anos, principalmente devido às entregas just-in-time. As empresas têm que produzir e distribuir com rapidez e qualidade.

Solução colaborativa

Uma empresa de móveis pode, por exemplo, inovar em distribuição fazendo uma parceria com uma transportadora, que ficaria responsável por entregar o móvel e também montá-lo com equipe própria. Isso agilizaria a entrega dos móveis e atenderia os prazos cada vez mais curtos estabelecidos pelos clientes. A transportadora poderia ainda estocar os móveis, o que aumentaria os pontos de distribuição da empresa moveleira.

A solução de caráter colaborativo reduz o custo total de transporte/distribuição mais montagem para a empresa de móveis, que consegue atender com maior precisão as necessidades de seus clientes. Outra vantagem da iniciativa é o aumento do valor agregado na atividade da empresa de transporte/distribuição, que passa a estocar e a montar móveis, com conseqüente aumento de faturamento.

Leia e comente no Faça Diferente.

processos de distribuição

Nenhum comentário:

Postar um comentário