quarta-feira, 29 de abril de 2009

Incubadora de empresas

A incubadora de empresas fornece consultoria e prepara futuros empreendedores para o mercado

Uma incubadora de empresas é um mecanismo que estimula a criação e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas (industriais, de prestação de serviços, de base tecnológica ou de manufaturas leves), oferecendo suporte técnico, gerencial e formação complementar do empreendedor. A incubadora também facilita e agiliza o processo de inovação tecnológica nas micro e pequenas empresas.

Nas incubadoras, as empresas têm acesso, em um espaço físico especialmente construído ou adaptado para alojar temporariamente micro e pequenas empresas, a serviços que dificilmente encontrariam agindo sozinhas. Além de espaço físico individualizado para a instalação de escritórios e/ou laboratórios, as incubadoras oferecem sala de reunião, auditórios, área para demonstração dos produtos, secretaria e bibliotecas.

O mais significativo serviço prestado pelas incubadoras é a consultoria gerencial e tecnológica - micro e pequenas empresas recebem consultorias e assessorias em gestão empresarial, gestão tecnológica, comercialização de produtos e serviços, contabilidade, marketing, assistência jurídica, captação de recursos, contratos com financiadores, engenharia de produção e propriedade intelectual.

Elas maximizam a utilização dos recursos humanos, financeiros e materiais de que dispõem os micro e pequenos empresários. Essa ação aumenta a sobrevivência das empresas que passam pelo processo de incubação. No Brasil, estimativas apontam que a taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas que passam pelas incubadoras fica reduzida 20%, um nível comparável aos europeus e americanos. Já para as nascidas fora do ambiente de incubadora, o Sebrae aponta uma taxa de mortalidade de 80% antes de completarem o primeiro ano de funcionamento.

Fonte: Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário