terça-feira, 16 de junho de 2009

O EMPRETEC


Ontem durante a palestra de abertura do Inove Carreiras e Negócios promovido pelo O Núcleo de Empreendedorismo da Universidade Veiga de Almeida, em parceria com o SEBRAE e outras universidades, o consultor que realizava a apresentação ressaltou que um dos treinamentos mais importante do SEBRAE seria o Empretec. Disse que para participar do concursou e necessário ser selecionado em uma entrevista e mesmo tem a duração de 9 dias. Ressaltou que além da sua importância para desenvolver o pensamento empreendedor o curso também é o mais caro.

Fiquei curioso e fui pesquisa, localizei as seguintes informações:

Os participantes do são estimulados a detectar oportunidades de negócio, estabelecer metas desafiadoras, melhorar a eficiência no trabalho, aumentar os lucros, satisfazer clientes, fornecer produtos e serviços de alta qualidade, aumentar o poder pessoal e a autoconfiança.

As atividades do seminário duram nove dias. Nesse período, os participantes simulam a criação e gestão de um empreendimento e podem aperfeiçoar seu desempenho na gestão de negócios.

A empresária Cristina Teixeira de Sá, que trabalha no ramo de exportação e importação de roupas e máquinas industriais, recomenda o curso para empreendedores experientes e novatos. “É importante planejar e monitorar as ações. Aprendi que a persistência e o comprometimento são essenciais para atingir objetivos”, comenta.

Em treze anos de existência, mais de 42 mil pessoas já participaram do Empretec, com 98% de satisfação plena. O objetivo do curso é criar empresas inovadoras, capazes de competir e permanecer no mercado.



O Empretec é desenvolvido mediante as seguintes fases, sucessivas, harmônicas e complementares:

· Inscrição, através do preenchimento de questionários que permitem avaliar as características do comportamento empreendedor dos candidatos, seus dados pessoais e seus objetivos em termos de negócios;



· Entrevistas individuais para avaliar as características e traçar o perfil do comportamento empreendedor dos candidatos;



· Participação em "workshops" intensivos com dedicação exclusiva, que unem aspectos da conduta empresarial a exercícios práticos, que aperfeiçoam as habilidades do empreendedor voltadas para a criação e a gestão de negócios;



· Intercâmbio com "empretecos" de outros países, através da participação em encontros e eventos internacionais;



· Acesso aos demais programas e projetos do Sistema SEBRAE, como treinamento, consultoria, Balcão Sebrae, entre outros.

Metodologia é usada pela ONU

A metodologia do seminário é utilizada nos Estados Unidos desde 1960. Na década de 1980, a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), adotou o método para estimular a geração de negócios.

O Empretec integra o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e é executado no Brasil pelo Sebrae, em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores.

Pesquisa realizada em 2002, com 1.445 empretecos, apontou que 75% das empresas que participaram da capacitação atingiram um crescimento de 72% em sua receita após o primeiro ano de treinamento.



Lembram do premio EXTRA SEBRAE de empreendedorismo? Sera que seria um bom investimento????



Nada acontece por acaso. Para minha surpresa que dia é a palestra do empretec no Centro do Rio? 16/06 as 18:30 as 20:30 (Hoje!!!!) – Pois bem o seminário é gratuito, não custa nada saber um pouco mais. Já estou inscrito. Ainda tem 75 vagas pra hoje.... que tal dar um pulinho la? Entrei no site do SEBRAE - RJ



Amanhã conto como foi

Mais informações:

Abaixo está listado alguns links relacionados ao Empretec.



www.empretecosbrasil.com.br
orbita.starmedia.com/%7Eempretecos/
www.empretec2000.cjb.net
www.sitedoempreendedor.com.br

Agenda do Empretec

2 comentários:

  1. fala ai cara....sou leitor do seu blog...pelo rss do google....tb estou la na veiga....^^
    na quinta eu falo com vc....
    www.ideias10.com.br
    ve aew se o teu projeto é parecido com este site e depois me fala.
    tem um gringo tb, nao lembro o nome.....a empresa posta um desafio, e quem solucionar o problema eles dão uma grana....
    este site brasileiro é bem amador, eu andei entrando em contato com um cara q trabalha no site....pq teve uma epoca que eu tava com uma ideia parecida....
    é isso
    vlw

    ResponderExcluir
  2. lembrei do site...
    www.innocentive.com
    tem alguma coisa a ver com seu projeto ?
    vlw

    ResponderExcluir