domingo, 14 de junho de 2009

O caso Goldcorp

O ano era 1999. A, então, pequena mineradora com sede em Toronto, Canadá, vivia uma situação delicada. O mercado estava retraído. A empresa lutava para gerenciar suas próprias dívidas em meio a seguidas greves de funcionários e altíssimos custos de produção. Sem muita perspectiva para pesquisar e prospectar novas minas de ouro em sua propriedade, analistas diziam que a Goldcorp estava morrendo. Para piorar (ou melhorar) a situação, seu dono e CEO, Rob McEwen, não tinha muita experiência no mercado de mineração.

Foi então que ele resolveu tirar alguns dias para participar de uma conferência com outros presidentes de empresa no MIT. Lá ficou encantado com o caso de software livre do Linux. Inspirado nesse espírito de abertura e colaboração, McEwen teve uma idéia ousada. Se os funcionários da Goldcorp não tem condições de pesquisar e prospectar novas minas ouro, talvez alguém tenha, pensou ele.

Decidiu, então, colocar na internet todas as informações possíveis e imagináveis sobre os 55.000 acres da Goldcorp. Plantas geológicas, fotos, dados sobre a região, informações sobre as minas já existentes...etc. Na época isso era uma loucura. Sigilo, confidencialidade e proteção a informação eram características marcantes dessa indústria. Com tudo aberto na Internet, a empresa criou um concurso, o Goldcorp Challenge, que prometia distribuir U$575.000 em prêmios para quem enviasse os melhores métodos e estimativas para prospecção de ouro na propriedade da Goldcorp. A corrida ao ouro da era digital estava lançada.

A empresa apostava que a iniciativa encontraria alguma ressonância apenas entre os geólogos. Porém, os projetos chegaram de estudantes, consultores, militares e matemáticos. “Nós aplicamos matemática, física avançada, computação gráfica, sistemas inteligentes, equações orgânicas e inorgânicas. Ali haviam competências que eu nunca havia visto antes na indústria” afirmou McEwen a época. Foram identificados 110 pontos potencias de extração na propridade, 50% desses pontos jamais haviam sido identificados pela emrpesa. Mais de 80% desses pontos tinham significante quantidade de ouro.

Estima-se que o concurso proporcionou um economia de 2 a 3 anos de trabalho da empresa. A iniciativa alavancou os negócios da Goldcorp. A problemática coorporação que na época faturava US$100 milhões de dólares, hoje fatura U$2 bilhões.

Rob McEwen, um inovador

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