quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Estratégia - Visão, Missão e Valores

Visão e Missão

Visão – Reflete os ideais dos seus líderes. Tem um papel essencialmente motivador e fonte de inspiração para os membros da organização. Consiste num conjunto de intenções e aspirações para o futuro sem especificar como devem ser atingidas.
Salienta-se o facto de que geralmente a visão não se encontra escrita.
A explicitação da visão dá geralmente origem à missão da empresa. Esta é uma declaração escrita que traduz os ideais e orientações globais da empresa.

Missão - A missão expressa a finalidade económico-social da existência da empresa
Traduz os ideais e orientações globais da Empresa. A missão constitui os princípios orientadores de toda a entidade. A missão deve considerar a definição do negócio da empresa, os seus valores e os princípios gerais (de cultura empresarial, da unicidade da entidade, do relacionamento com o exterior).
Visa difundir o espírito da Empresa por todos os seus membros e congregar esforços para atingir os objectivos gerais. Fornece um sentido de direcção e fim.
É uma declaração de intenção duradoura que fornece uma visão clara das actividades actuais e futuras da organização em relação aos seus produtos e serviços, aos seus valores e crenças e aos seus pontos de diferenciação em relação à concorrência.

Como criar a missão da empresa?
  • Uma forma de criar a missão da empresa passa por procurar responder às seguintes questões:
  • Quais são os principais clientes ou segmentos de mercado da empresa?
  • Quais são os principais produtos ou serviços da empresa?
  • Qual é a razão de ser da empresa?
  • Qual é o negócio da empresa?
  • Quais são as futuras competências requeridas pela empresa?
  • Quais são os princípios básicos e os valores da empresa?

Um comentário: