quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Eureka Business Plan

Plano de negócio é um documento com o objetivo de estruturar as principais idéias e opções que o empreendedor analisará para decidir quanto à viabilidade da empresa a ser criada.

Um projeto ou empreendimento pessoal ou corporativo pode ser estruturado e administrado de diversas maneiras, particularmente o Plano de Negócios Eureka será estruturado com o objetivo de buscar capital ou recursos com investidores, aliança com incubadoras ou outros órgãos de fomento, ou até mesmo na busca de parceiros a investir na idéia, assim sendo coloca-la na ponta do lápis será fundamental.



Dentro desta contexto o Plano de Negócio Eureka será é um documento que agrega e sistematiza informação prática e atualizada para a concretização seu projeto e para a previsão e solução de seus problemas.

Como documento em si, este plano de negócios não será dos mais complexos, e terá como meta esclarecer de maneira objetiva e transparente delimitar as possibilidades de sucesso, desafios, oportunidades, mercado, investimento, tempo de retorno e rentabilidade do projeto. Dentre os diversos modelos disponíveis na internet para download optei pelo modelo publicado pela PUC-RS ( Modelo de Plano de Negócios ). Tenho como objetivo detalhar todas as informações sobre os processos do negócio em si (características, partes envolvidas, oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos), previsões e projeções financeiras, análise do negócio, do mercado, fornecedores, concorrentes, parceiros, previsão do fluxo de caixa, necessidades de capital… Em resumo: dados, dados, dados! De forma atualizada e suficientemente precisa.

Lembrando de que trata-se de um documento vivo, e não de um árido demonstrativo contábil ou legal. E que suas principais finalidades é convencer (a equipe, os investidores, o banco, os fornecedores, ou até mesmo os clientes potenciais) de que o projeto Eureka é um negócio viável.

Portanto, em sua elaboração, colocarei o foco nos seguintes itens:

Sobre o negócio em si: o que é o negócio, quais produtos e serviços serão oferecidos, quais as razões que levam a crer que será atingido o sucesso, quais são as oportunidades.

Sobre a administração: quem administrará o seu negócio. que experiência e formação essas pessoas têm, que qualificações busca para a equipe, quantos empregados precisará, quais suas atividades e remuneração,, onde eles trabalharão, qual será a estrutura organizacional, qual a missão e a visão.

Sobre o mercado: quantos ou quem são os clientes potenciais, onde eles estão, alguns exemplos específicos, como serão atraidos, por que eles escolherão a Eureka e não o concorrente, quem serão seus parceiros e fornecedores, quem são os concorrentes, quais os fatores do sucesso atual destes concorrentes, qual o seu diferencial competitivo, qual o seu nicho, qual a sua delimitação geográfica, como você será a promoção e divulgação, como vai distribuir do produto.

Sobre economia e finanças: fontes do capital, projeção de faturamento, investimentos e despesas para os 2 primeiros anos (trimestral), projeção de fluxo de caixa mensal para o primeiro ano, volume de negócios necessário para alcançar o ponto de equilíbrio ou o resultado operacional positivo e em quanto tempo o projeto demorará para alcançá-lo, quais as condições para começar a vender e faturar, e quando tempo será necessario, valor do capital imobilizado em instalações e equipamentos, lista de fontes financeiras potenciais, garantias de empréstimo.

Mapas: estado atual, cronograma previsto, dificuldades esperadas, suas soluções e condições.

Em breve estarei colocando o cronograma de elaboração do projeto e sua Estrutura analítica. Optei pela utilização das boas praticas PMI (Project Management Institute) para elaboração deste projeto, buscando eficiência e otimização de seus resultados.

Bibliografia utilizada:

PMBOK - Project Management Body of Knowledge
O Segredo de Luisa - Fernando Celso Dolabela, 1ª Ed. São Paulo – SP: Cultura Editores Associados, 1999, 320 p. 16x23 cm.
Wikinomics: Como a Colaboração Em Massa Pode Mudar o Seu Negócio - Don Tapscott

Sites utilizados:

SEBREA – em especial MG
Plano de Negócios Sebrae
Video
Educação SEBRAE -
Instituto Empreender Endeavor Brasil -

Efetividade

Yahoo Responde

Info Abril - software para elaboração de plano de negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário