quarta-feira, 17 de março de 2010

Cinco dicas para sua empresa ganhar mais dinheiro


Os motivos para se iniciar um negócio variam bastante hoje em dia. Alguns querem ajudar o planeta ou as pessoas, outros querem divulgar seu trabalho ou seus produtos e outros ainda entram no universo do empreendedorismo porque querem, pura e simplesmente, ganhar dinheiro. De um jeito ou de outro, é a receita final que mostra se o seu negócio está ou não crescendo e denota a força de sua empresa. E é por causa disso que muitos empresários, em não poucas das vezes os iniciantes, preocupam-se quando percebem que está entrando menos dinheiro do que imaginavam ou pior: o dinheiro não está nem vindo.

O consultor Sid Kemp, presidente da Sid Kemp Enterprises, que analisa soluções e faz consultoria para pequenas empresas nos Estados Unidos, escreveu à Entrepeneur.com cinco dicas para otimizar a receita empresarial.

1. Faça um planejamento
A ideia é unir receita com as atividades de trabalho. Se você vende produtos, faça projeções para cada um deles. No caso de serviços, rastreie os contratos fechados e verifique o ganho em cada um deles. É preciso estabelecer metas e consequências: deixe cada empregado saber para o que eles contribuem e dê incentivos para o trabalho bem-feito. Esses incentivos podem ser reconhecimento, agradecimento e até mesmo um aumento salarial. Os empregados precisam ter um objetivo mínimo e um máximo e precisam de incentivo para atingir o máximo. Em meses ruins, entretanto, eles sabem o mínimo que devem fazer, ao mesmo tempo em que sabem das oportunidades no caso de um trabalho otimizado. Dessa forma, eles se sentem seguros no emprego e também vislumbram a possibilidade de crescimento.

2. Faça um rastreamento diário ou semanal dos resultados
Cada semana, reúna seus empregados e faça um balanço para ilustrar o tempo de trabalho em números. Discuta o andamento do trabalho e como podem melhorar, mas não pressione. Seja específico e encoraje a melhora. No caso de algum problema, procure determinar se esse problema foi isolado ou se pode acontecer de novo e desse modo se prepare. Entretanto, tente resolvê-lo. Se esse problema for externo e estiver fora do seu controle, elabore alternativas para alcançar seus objetivos. Às vezes a solução é óbvia e prática, mas terá ocasiões em que você vai precisar ser criativo.

3. Defina todo o trabalho
As áreas de uma empresa de qualquer porte podem ser independentes, mas todas elas conjugam fatores em sinergia para o sucesso final do empreendimento. Isso é ainda mais evidente nas pequenas empresas. Cada empregado precisa saber exatamente o que deve fazer e como os seus sucessos contribuem para o crescimento empresarial.

4. Rastreie diária ou semanalmente os seus gastos
Muitas empresas deixam suas informações financeiras acumularem. Como o dinheiro é o que mantém a sua empresa funcionando, não é aconselhável deixar essa documentações toda entulhar para consulta no final do ano fiscal. Quanto você está gastando? Como isso afeta seu planejamento? Você está gastando naquilo que planejou? Se souber as respostas para essas perguntas toda a semana, você pode corrigir qualquer erro no trajeto e atingir o objetivo mais rapidamente.

5. Rastreie o progresso mensalmente
Finalmente, você deve verificar o seu progresso e receita ao final de todo mês. É preciso se perguntar o que pode ser feito para ganhar mais e gastar menos e como ter resultados positivos antes e ser pago pelo serviço mais rapidamente. Encontrando maneiras de melhorar nessas áreas fará com que você construa melhores resultados em menos tempo e tenha uma receita positiva cada vez mais cedo.

Em resumo, o sucesso do negócio está em relacionar cada trabalho com o ganho que ele proporciona, reduzir os custos e entregar melhores resultados mais cedo. Para isso, é importante motivar os empregados fazendo com que eles saibam que o que eles fazem é relevante. É preciso mostrar, sempre, como eles podem melhorar. Dessa forma, você não só atingirá seus objetivos como irá ultrapassá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário