segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Sustentabilidade de ponta a ponta

O Walmart Brasil lançou um desafio a alguns de seus fornecedores: tornar seus produtos sustentáveis de ponta a ponta, desde a fabricação até o momento do descarte. Todos os participantes foram grandes empresas, porque a ideia era trabalhar com marcas conhecidas pelo grande público, mas as ações podem servir de inspiração para pequenos negócios. Segundo o presidente da rede de hipermercados, Héctor Nuñez, as alterações dos produtos vão desde redução ou alteração do tipo de embalagem e matéria-prima utilizada, optando por opções recicláveis ou certificadas, à diminuição no consumo de energia, água e dos resíduos sólidos gerados. Para o desenvolvimento dos produtos sustentáveis, o Walmart ofereceu suporte técnico aos fabricantes, por meio do Centro de Tecnologia de Embalagens (Cetea), ligado ao Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), do governo de São Paulo.


Conheça os produtos que surgiram com essa iniciativa:Clique aqui para conhecer o desenvolvimento completo dos produtos.

toddyToddy Orgânico, da Pepsico
O novo produto utiliza apenas cacau e açúcar orgânicos certificados; material 100% reciclado nos
rótulos; matéria-prima certificada pelo FSC para produção do rótulo do produto; menor emissão de gases de efeito estufa; eliminação do uso de queimadas para colheita da cana-de-açúcar utilizada na produção de Toddy Orgânico










lizaÓleo Liza, da Cargill
A empresa reduziu em 26% o consumo de água neste produto; passou a usar 18% menos energia elétrica na produção das garrafas plásticas; reduziu em 56% o consumo de combustíveis fósseis; passou a usar matéria-prima certificada pelo FSC na produção das caixas de papelão dos produtos finais; reduziu em 10% a quantidade de matéria-prima plástica necessária para a produção das embalagens do produto; e conseguiu uma redução de 40% nas emissões de gases de efeito estufa










aguaÁgua Pureza Vital, da Nestlé
Houve redução do consumo de material plástico utilizado nas garrafas de água com e sem gás; eliminação de pigmentos das tampas e das garrafas, facilitando a reciclagem; redução no consumo de água e energia no processo de fabricação; rótulo mais fácil de ser removido no pós-consumo, facilitando a reciclagem













pinhoPinho Sol, da Colgate Palmolive
A embalagem do produto consome agora menos 17% material plástico e são feitas com material PET 100% reciclado; houve uma redução de 15% da gramatura da tampa, com a retirada do selo de vedação, facilitando também o processo de reciclagem; utiliza-se 45% de papelão reciclado pós-consumo para a produção das caixas de transporte; há um reuso de 3% de água no processo produtivo e uma redução de 6% no consumo de energia; e os rótulos são feitos com papel certificado pelo FSC

mateMatte Leão Orgânico, da Coca-Cola
Surgiu um produto orgânico certificado, feito com 100% de erva mate orgânica certificada; com uso de material 100% reciclado na embalagem; redução da emissão de CO2 no transporte da erva
mate pelo uso de 10% de biodiesel; redução de 90% na quantidade de tinta na impressão da embalagem do produto; redução de 23% no consumo de energia e de 36% no consumo de água no processo de produção; e utilização de caixas de transporte feitas com matéria-prima certificada pelo FSC

pampersFralda Pampers Total Confort, da Procter & Gamble
A empresa conseguiu reduzir em 30% o uso de polpa de celulose no produto; diminuir em 7% o peso total da fralda, resultando em menor geração de resíduos pós-consumo; aumentar 25% a eficiência do transporte do produto por sua compactação; reduzir 9% o consumo de energia utilizada no processo de produção; e reduzir em 10% as emissões de CO2 devido ao menor uso de energia no processo produtivo e transporte

bandaidBand-Aid, da Johnson & Johnson
O curativo reduziu em 18% o uso de matérias-primas e utiliza agora 30% de matéria-prima reciclada pós-consumo na embalagem; utiliza 40% menos matéria-prima reciclada pós-consumo
na caixa de transporte do produto; deixou de usar 2.038 toneladas por ano de material, antes perdidas no processo de produção; reduziu em 1.192.000 kWh o consumo de energia por ano no processo de produção; reduziu as emissões de CO2 devido ao menor uso de energia no processo e transporte

comfortAmaciante Comfort, da Unilever
A empresa reduziu em 63% o consumo de papel na caixa de papelão utilizada no transporte e distribuição do produto; diminuiu em 37% o consumo de plástico para a produção da embalagem; reduziu o consumo de energia para produção e transporte do produto; e diminuiu o uso de água na formulação do produto

buchaEsponja de banho Curauá, da 3M
Fabricada com fibra natural (fonte renovável) dez vezes mais resistente do que a fibra de vidro, mais leve e flexível, e fibra sintética reciclada, a esponja usa 44% menos matéria-prima na produção da embalagem que uma esponja de banho comum; gera 32% menos resíduos sólidos; e consome 52% menos energia elétrica no processo industrial

sabaoSabão Top Max, marca própria do Walmart Brasil
A empresa desenvolveu um processo de logística reversa para os resíduos de óleo de cozinha coletados nas lojas participantes; passou a utilizar 20% de óleo de cozinha reciclado para a fabricação do produto; aumentou a disponibilidade de pontos de coleta de resíduos de óleo vegetal nas lojas Walmart; e passou a oferecer um produto mais sustentável e com preço 20% menor para o consumidor

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