terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Sete pecados capitais para evitar na empresa

laborar uma receita do que fazer para alcançar sucesso não é simples. Mais fácil do que isso é enumerar o que não fazer para chegar lá. Jay Goltz é consultor de uma galeria de arte e dono de uma loja de molduras em Chicago, e emprega mais de cem pessoas. Ele enumerou, para o site da CNN, o que considera serem os “sete pecados capitais” na gestão de um negócio. Confira.

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1- Contabilidade malfeita

A contabilidade, quando bem feita, é um diagnóstico de tudo que está certo ou errado com a empresa. O ideal é você conseguir determinar o fluxo de caixa, quanto saiu e quanto entrou, ter uma ideia correta de seu lucro, e projeções concretas para os períodos futuros. Entender a proporção de gastos e lucro é primordial para conseguir boa rentabilidade. Nada de “Espero conseguir lucrar R$10 mil por dia”, e sim “Para um lucro diário de R$10 mil, precisamos de uma entrada diária de R$80 mil”.

2- Precificação irrealista

Ao estabelecer o preço de algum produto, muitas vezes são esquecidos fatores importantes como produção excedente, frete, danos físicos, risco de roubo, desgaste de máquinas… É só depois de levar em conta esses itens que se deve estabelecer o valor de algum bem. A partir daí, você poderá calcular o número mínimo de itens a serem vendidos para gerar lucro – sem esquecer de levar em conta fatores posteriores, como promoções e descontos.

3- Contratação ingênua

Contratar as pessoas certas requer tempo e habilidade. Gestores muito atarefados podem ficar deslumbrados com aquelas conversas “Eu trabalho duro e aprendo rápido, só não tive a oportunidade certa ainda”. O potencial de um candidato é importante, mas conheça seu passado, peça referências de empregos anteriores. Converse com antigos chefes e colegas de trabalho, fazendo perguntas inteligentes e que possam revelar qualidades e defeitos – não deixe entrar na sua empresa quem você não deixaria entrar em sua casa.

4- Medo de demitir

Ninguém simplesmente gosta de despedir pessoas, mas se você quer que sua empresa cresça, isso será necessário algumas vezes. Em qualquer ambiente competitivo, é essencial ter os melhores empregados. Ter funcionários medianos ao redor de si pode ser confortável, principalmente se eles forem leais, mas isso pode prejudicar seu crescimento. Faça um teste: se tal funcionário se demitisse amanhã, você ficaria aliviado? Se a resposta é sim, você tem um problema.

5- Falta de padrão

Um dos maiores trabalhos de um bom empreendedor é garantir o padrão em áreas como
controle de qualidade, atendimento ao consumidor e imagem institucional. Isso vale tanto para as empresas que possuem franquias quanto para as que não têm; deve haver padrão entre um produto e outro, entre um atendimento e outro. Para ter qualidade semelhante entre os produtos, faça exames atentos, minuciosos e regulares.

6- Descontrole das falhas

São comuns problemas com o serviço de atendimento ao consumidor, com o preço de um produto ou com questões de controle de qualidade. O que não pode ser comum é essas falhas se perderem no meio do caminho. Um bom empreendedor tem de identificá-las e corrigi-las, antes que eles causem problemas maiores. Assim, poderá ter um controle de quantos e quais erros são mais comuns, e consertá-los com mais eficiência.

7- Fixação negativa da marca

Uma marca é fixada no consumidor todos os dias, de maneira positiva ou negativa: desde um bom atendimento ou uma propaganda de bom gosto, até detalhes como retirar lixo pelo centro da loja ou lavar a calçada com mangueira, gastando muita água. É preciso prestar atenção naquelas atitudes que podem, direta ou indiretamente, gerar lucro e melhorar a imagem, desde o uniforme dos funcionários até a localização e sinalização da loja.

http://www.papodeempreendedor.com.br

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