terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Microsoft anuncia extensão do programa de incentivo a micro empresas

Um ano após o lançamento do programa BizSpark, Microsoft lança o BizSpark ONE, que oferecerá consultoria e acesso a tecnologia de maneira customizada a micro empresas de tecnologia com alto potencial de crescimento.



A Microsoft lançou hoje no Brasil um novo programa de incentivo ao desenvolvimento de startups do mercado nacional batizado de BizSpark ONE. O programa é parte da iniciativa Microsoft SOL – a campanha de responsabilidade corporativa da Microsoft Brasil, voltada ao desenvolvimento da economia local, pelo estímulo ao mercado de softwares. O BizSpark ONE é uma evolução do programa BizSpark, lançado há um ano pela Microsoft quando a empresa anunciou investimentos da ordem de R$2,5 milhões para a criação da iniciativa Microsoft SOL.


“Quando anunciamos a iniciativa Microsoft SOL no Brasil e lançamos o programa BizSpark para dar suporte às startups, o SEBRAE dava conta de que 22% das empresas que nasciam a cada ano no País, morriam antes de completar dois anos de mercado”, conta Osvaldo Barbosa, diretor de produtos de consumo e online da Microsoft Brasil. “Como integrantes do mercado de tecnologia, sentimos que parte do papel da Microsoft no mundo todo é incentivar e contribuir para o desenvolvimento sustentável de empreendedores que decidem investir no segmento”.

Enquanto o BizSpark oferece acesso a tecnologia de desenvolvimento da Microsoft, suporte profissional, treinamento e oportunidades de negócios a micro empresas que se candidatam ao programa, o BizSpark ONE selecionará startups para um contato de um para um com os profissionais da Microsoft e seus parceiros para aconselhamento dos negócios, expansão internacional e adequação da startups para oportunidades de investimento ( venture capital).

Atualmente, 1100 startups no Brasil participam do programa BizSpark e têm acesso a ofertas complementares da iniciativa Microsoft SOL que inclui disponibilidade da estrutura de Centros de Inovação Microsoft (hoje presentes em 16 localidades do País) para realização de provas de conceito e outras consultorias de negócios e acesso ao programa de treinamentos presenciais e online Innovation Academy, além do engajamento com a rede de parceiros Microsoft que suportam a iniciativa. Entre estes parceiros figuram instituições como a ANPROTEC, Instituto Endeavor, FINEP e CIETEC. Para participar do programa, startups devem ter até três anos de existência e ainda sem faturamento, ou com faturamento anual até R$1,2 milhão. Inscrições no programa podem ser feitas pelo site WWW.microsoftsol.com.br.

A integração ao programa BizSpark ONE, por sua vez, acontece por indicação. Os critérios de seleção são baseados na relevância da proposta de negócios da empresa e no perfil da oferta para expansão no mercado internacional. Inicialmente, o BizSpark ONE será disponibilizado apenas em 10 países do mundo e cada startup contemplada terá um relacionamento direto e intenso com a Microsoft, facilitada por um gerente responsável pelo programa. Este profissional servirá como guia e fará as conexões corretas dentro da Microsoft, com investidores e comunidades de apoio ao empreendedorismo. O BizSpark One Brasil tem o suporte de um time de investidores que se comprometeram a fornecer mensalmente aconselhamento de negócios às startups selecionadas. As empresas participantes continuarão com acesso às ferramentas de desenvolvimento da Microsoft disponibilizadas pelo programa BizSpark, até 25 licenças de uso para mais de 80 programas de desenvolvimento da plataforma.

“A escolha do Brasil para integrar a lista de países que oferecem o BizSpark ONE da Microsoft mostra o quanto o País tem se destacado no cenário global como um importante pólo de desenvolvimento do mercado de TI”, observa Silvia Valadares, gerente de desenvolvimento de economia local de software da Microsoft. “O diferencial dos programas que lançamos por meio da iniciativa Microsoft SOL, desde o ano passado até hoje, é que, por meio de nossa rede de parceiros, oferecemos muito mais que tecnologia e treinamento. Os programas BizSpark e Microsoft oferecem: alcance – conseguimos suportar startups em qualquer região do país – e relacionamento – os micro empresários passam a ter acesso ao ecossistema de empresas Microsoft”, afirma a executiva.

O BizSpark ONE é oferecido em 10 países: Brasil, Russia, India, China, Reino Unido, Alemanha, França, Canadá e Estados Unidos.

Sobre o programa Microsoft SOL Criado em abril de 2009, a iniciativa MicrosoftSOL agrega uma série de programas da companhia que buscam favorecer o desenvolvimento das micro e pequenas empresas de base tecnológica. Nesse sentido, o primeiro projeto implementado no Brasil, Bispark oferece às micro empresas participantes uma gama completa de benefícios estratégicos, desde mentoring e capacitação em estratégia de negócios até o acesso a um pacote completo de softwares, via download, por um preço simbólico. A implementação do programa demandou investimentos diretos da ordem de R$ 2,5 milhões e,atualmente, beneficia mais de mil startups no Brasil. Para participar, as empresas devem ter até três anos de existência, faturamento anual igual ou inferior a R$ 1,2 milhão anuais e atuar com tecnologia. Estima-se que no Brasil existam 8 mil empresas de base tecnológica com esse perfil. http://www.microsoftsol.com.br.

fonte: Portal SEGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário