quarta-feira, 18 de março de 2009

Jovens do Brasil estão entre os mais empreendedores

Principal mudança é que as novas empresas são abertos em busca de oportunidades, e não por necessidade

Os jovens brasileiros estão abrindo mais empresas. Em razão disso, o país é o terceiro no ranking mundial de empreendedorismo jovem. E o que é melhor: isso não ocorre mais apenas por necessidade. Agora, é uma questão de oportunidade.

Os dados foram revelados ontem pela pesquisa mundial Global Entrepreneurship Monitor (GEM), baseada em levantamento com 124 mil pessoas em 43 países. Os números brasileiros, apresentados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apontam uma mudança na busca pelo negócio próprio. Quem abre a própria empresa procura usar seu conhecimento, e não o faz por necessidade.

– Os jovens estão identificando melhor os nichos de atuação e refletindo mais sobre como empreender – diz Enio Pinto, gerente nacional de atendimento individual do Sebrae.

Dos jovens entre 18 e 24 anos no Brasil, 15% empreendem, o equivalente a 3,82 milhões de pessoas. Do total de empreendedores brasileiros, 25% são jovens, o que coloca o país atrás apenas do Irã (29%) e da Jamaica (28%).

No ranking geral (sem considerar a idade), o Brasil ficou na 13ª posição. Entre os países do G-20 (os 20 países mais desenvolvidos e principais emergentes), o país ficou em terceiro lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário