quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Uma boa ideia levou a um prêmio e por fim a investidores

Sou fã de concursos de planos de negócios, pois acho que eles são uma ótima oportunidade para candidatos a empreendedor apresentarem suas ideias e, quem sabe, encontrar patrocinadores para elas. O Idea to Product (Da Ideia ao Produto) é um desses concursos, com fase brasileira e fase internacional. O grande vencedor deste ano foi um time brasileiro, batizado de Nanoita, que deixou para trás 27 concorrentes na fase nacional e chegou à final no Texas, onde tirou o primeiro lugar, batendo outros 15 projetos apresentados pela Ásia, Europa, América do Norte e Latina. Qual a ideia?


Thiago Sequinel, um dos integrantes do Nanoita explica: “Criamos uma película finíssima que contém dióxido de titânio e é bactericida. A película pode ser aplicada sobre superfícies, como a cerâmica ou os azulejos, em áreas hospitalares e cozinhas industriais. Assim, qualquer bactéria que entre em contato com essa película será completamente exterminada, instantaneamente, reduzindo as taxas de infecções hospitalares, provocadas por bactérias, e também as infecções alimentares. Dá para usar até mesmo em casas, pois muita gente tem processos alérgicos desencadeados por bactérias.”

Não é uma ideia inovadora e promissora? Segundo Sequinel, a película pode ser aplicada em qualquer superfície, como metais, plásticos, vidros etc. Agora, o próximo passo é industrializar o produto. Há algumas empresas interessadas e as negociações estão em andamento. Segundo dados da Anfacer (Associação Nacional de Fabricantes de Cerâmica para Revestimento), a película apresenta um potencial de US$ 20 bilhões no Brasil e US$ 26,5 bilhões nos Estados Unidos.
“Receber este prêmio foi imensamente gratificante. Quando decidimos participar da competição, há quatro meses, dedicávamos cerca de 4 horas/dia aos estudos. Jamais pensei que pudéssemos conquistar esta posição e unir as áreas de tecnologia e inovação para tornar o projeto em realidade”, diz Sequinel.

No Idea to Product, as equipes devem apresentar um produto ou uma tecnologia inovadora. Elas são julgadas por especialistas em tecnologia e investidores de venture capital. Este ano, a competição contou com a participação de diversas escolas do Brasil, envolvendo alunos de cursos técnicos, graduação e pós-graduação de diferentes escolas. O primeiro colocado, o Nanoita (ligado à Universidade Estadual de Ponta Grossa e à Unesp-Universidade Estadual Paulista), ganhou passagens para participar da final global no Texas e a consultoria do FGVcenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getulio Vargas). No Texas, o Nanoita levou o prêmio máximo: US$ 10 mil e, obviamente, uma exposição internacional que certamente vai se traduzir em um negócio de sucesso.

Escrito por Roberta Rossetto em 11.06.2009
Fonte: http://www.papodeempreendedor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário