Os estudantes vencedores do Concurso Estadual de Plano de Negócios para Universitários, promovido pelo SEBRAE/SC, conheceram neste mês, as iniciativas de empresas sediadas numa das regiões mais desenvolvidas e empreendedoras do mundo: o Vale do Silício, Califórnia (EUA). Os estudantes visitaram as empresas Intel, HP, Cisco, Google, Apple, Wikipédia e Lions Cell. O cronograma também envolveu a participação em palestras sobre empreendedorismo na Santa Clara University e na Stanford Graduate School of Business, além de encontro com empreendedores e investidores numa instituição denominada Svase – Silicon Valley Association of Startup.
O diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ortigara, explica que a viagem foi o prêmio para os campeões do concurso criado para incentivar o espírito empreendedor dos universitários, unindo a vivência acadêmica às práticas empresariais a partir da elaboração de Planos de Negócios. Mais de 800 estudantes de 100 faculdades e universidades catarinenses participaram da primeira edição do concurso realizado em 2008.
A competição é uma porta para que alunos, matriculados em cursos de graduação em universidades catarinenses, possam mostrar seus talentos empreendedores. O gerente de Comunicação e Mercado do Sebrae/SC, Spyros Diamantaras, que acompanhou os estudantes durante a viagem, destacou que o objetivo do concurso é trazer a realidade do mercado de trabalho para os universitários inserindo-os em práticas cotidianas do universo empresarial. “A idéia é estimular a cultura empreendedora e o exercício do planejamento empresarial, para isso nada melhor que os incentivar a desenvolverem planos de negócios”, destaca.
Para facilitar a avaliação dos planos de negócios recebidos, o Sebrae/SC selecionou os planos em seis regiões, Vale do Itajaí, Sul, Norte, Grande Florianópolis, Meio Oeste/ Planalto Serrano e Oeste. Cada região possuía uma comissão avaliadora, composta por cinco membros, entre consultores da região e técnicos do Sebrae. Os alunos puderam inscrever os planos em quatro categorias: serviços, comércio, indústria e agronegócios. “Foram levados em consideração a consistência das informações fornecidas, a viabilidade econômica e financeira do plano de negócio e o conhecimento do mercado de acordo com a realidade local”, salienta o diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Guilherme Zigelli.
Sobre a experiência de participar da competição, Fernando D’Ávila Barcellos, 22, vencedor na categoria Comércio destacou a chance de colocar em prática os conhecimentos adquiridos no curso de Administração. “Meu plano de negócios foi a montagem de uma empresa de sanduíches naturais. Se conseguir parceiros, pretendo levar o projeto adiante”, revelou.
Para Aquiles José Souza, 40, estudante do 6º semestre de Administração e campeão na categoria Indústria, a primeira colocação foi o reconhecimento pelos quatro meses investidos no planejamento e formatação do projeto. “Para colocar em prática meu plano de negócios, usei conhecimentos das disciplinas de gestão estratégica, contabilidade e direito tributário”, explicou.
A vencedora na categoria Serviço Tayse Espinoza, 21, disse que a experiência foi a consolidação de um sonho familiar. “Meu pai é micro empresário do ramo de comércio e eu sempre desejei seguir seus passos. Quando tomei conhecimento da competição vi uma oportunidade de colocar meu desejo em prática”, revela a estudante da 7ª fase de Administração Empresarial, que recebeu a média mais alta entre os finalistas.
Neste ano, o Sebrae/SC promoverá a segunda edição do prêmio e buscará novamente a parceria das Universidades do Estado.
Por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário