Podemos então relacionar uma série de questões cujas respostas ampliarão a compreensão sobre a oportunidade:
- existe uma necessidade de mercado que não é suprida ou é suprida com deficiências?
- qual é a quantidade de potenciais clientes para este negócio? Qual é o seu perfil? Onde se localizam?
- quais são os principais concorrentes? Quais são os seus pontos fortes e fracos?
- existem ameaças, como por exemplo, uma nova tecnologia que está prestes a entrar no mercado?
- existem aspectos legais específicos que devem ser considerados?
- quais são os valores que o novo produto/serviço agrega para os clientes?
- quais são as vantagens que a empresa terá ao entrar no negócio?
- será que o momento correto é realmente este?
- a oportunidade de negócio condiz com as expectativas de lucro da empresa?
- qual é o investimento necessário? A empresa tem capacidade para isso?
- tenho vontade pessoal de atuar neste negócio?
- e outras…
Estas perguntas devem ser respondidas pelo próprio empreendedor, combinando observação direta com outras fontes de informações como: a Prefeitura Municipal, as Associações, os Sindicatos, o IBGE, o SEBRAE, outras empresas etc. É importante notar também que o empreendedor deve ter um interesse pessoal que represente satisfação em atuar naquela oportunidade de negócio.
É desta forma que sua empresa descobre novas maneiras de atuar e assim, tem grandes chances de se tornar mais competitiva e permanecer no mercado. Leia e comente mais no Beco com Saída.
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